Como desembaraçar os fios da maneira correta?

Neste post, trazemos dicas de como pentear os cabelos lisos, ondulados, crespos e cacheados da forma correta.

0

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Um dos maiores prazeres da vida é pentear os cabelos, não é verdade? Este ato simples é uma forma de cuidado com as madeixas, um momento de conhecer seus fios.

Desembaraçar os fios desfaz os nós, recolhe os fios que se soltam do couro cabeludo e, por fim, distribui a oleosidade natural da raiz para o comprimento.

Mas, apesar de trivial, o ato de pentear os cabelos requer cuidados ao desembaraça-los, caso contrário, pode danificá-los. Abaixo, traçamos os cuidados gerais para pentear, bem como cuidados específicos para cada tipo de cabelo.

Dicas gerais para desembaraçar os fios sem quebrar

A primeira delas é começar a pentear os cabelos de baixo para cima. Além de tornar o procedimento mais fácil, esse método evita a tração excessiva que pode quebrar os fios. Até porque começar pela parte de cima faz com que os fios se acumulem, formando uma “bucha”.

Enquanto os cabelos estiverem molhados, o cuidado deverá ser redobrado porque, neste estado, os fios ficam mais frágeis. Então, o primeiro passo é retirar o excesso de umidade com a toalha antes de começar a pentear, sem esfregar. Aplique um creme para pentear ou leave-in que facilitarão o processo, além de evitar o frizz.

Outro fator importante é o acessório utilizado para pentear os cabelos. Enquanto os fios estiverem úmidos, é mandatório usar pentes de dentes largos porque facilitam o processo e evitam a tração mais agressiva enquanto deslizam pelos fios. Já para cabelos secos, o indicado é usar escova raquete, desde que posicionada na posição vertical, fazendo com que as mechas passem pelas cerdas mais facilmente.

Quem tem cabelos cacheados pode penteá-los durante o banho, mas, quem não tem, dispensa essa necessidade. Neste caso, basta adotar produtos adequados que desembaracem sem deixar os fios com aspecto oleoso ou efeito molhado. No caso, aplique o produto nos fios secos, focando nas pontas, desembaraçando em seguida.

Procure não passar próximo a raiz para que os cabelos não fiquem oleosos.
Para quem não tem cabelos oleosos, pentear durante o banho pode ter o auxílio do condicionador, o que torna o procedimento menos agressivo.

Como desembaraçar os fios por tipo de cabelo

  1. Cabelos cacheados

Cabelos cacheados tendem a apresentar mais frizz, então, a fim de manter os cachos definidos e sem esse efeito, é importante penteá-los enquanto molhados.

Penteá-los secos vai desmanchar os cachos, deixando os cabelos volumosos e indisciplinados. Para ajudar no processo e definir as formas, use um creme para pentear específico para cabelos cacheados, desembaraçando as mechas com a ajuda de pentes de dentes largos.

  1. Cabelos ondulados

Para que as ondas não percam a forma, é importante não pentear os cabelos ondulados com tanta frequência. Então, faça isso após o banho, de preferência usando um pente de madeira associado aos produtos específicos.

O ideal é não pentear enquanto estiverem secos, mas, se precisar fazê-lo, prefira escovas com íons que deixam os fios alinhados. Outra grande vantagem da escova ionizada é a capacidade de alisar os cabelos e deixa-los brilhantes.

Isso acontece em razão de sua base térmica revestida em cerâmica, além das cerdas de nylon ricas em íons que, ao entrar em contato com os cabelos, neutralizam a eletricidade, deixando-os macios, sem pontas duplas e mais brilhantes.

  1. Cabelos crespos

Cabelos crespos são mais finos e sensíveis, precisando de maiores cuidados ao serem penteados. O processo deve ser feito com pentes de ponta arredondada ou escovas de cerdas juntas, evitando que o cabelo se quebre.

  1. Cabelos lisos

Apesar de mais fáceis, esse tipo de cabelo requer ressalvas para serem penteados. As escovas ideais para cabelos lisos são as que não têm bolinhas nas pontas das cerdas, evitando tensão nos fios quando estes tiverem nós.

Pentes de madeira são excelente, especialmente aqueles com dentes largos. Caso opte por escova, as ideais são as de cerdas duras, ótimas para uma escovação perfeita.

  1. Cabelos coloridos

Cabelos tingidos e coloridos requerem, naturalmente, maiores cuidados por estarem sensibilizados devido à química, então, vale a pena adotar o uso de produtos específicos. No caso dos cabelos loiros, a recomendação é que não sejam desembaraçados durante o banho devido à mudança de estrutura e maior risco de quebra.Então, após o banho e retirando o excesso de umidade, aplique um leave-in e penteie.

Cabelos platinados pedem, igualmente, grandes cuidados, massageando e apertando os fios, como uma esponja, a fim de que o produto penetre nos fios. Retire a umidade, penteie para, depois, continuar com o processo de secagem e escovação.

Para ilustrar nossas dicas, um vídeo demonstrativo sobre as melhores formas de pentear os cabelos.

Por hoje, é só, meninas! Esperamos que tenham gostado das dicas e que tenha ajudado! Beijos e até a próxima!

Você pode gostar
você pode gostar também