Como cuidar de cabelos mistos

Aprenda tudo sobre cabelos mistos e descubra as melhores técnicas para cuidar deles sem complicação.

0

Cuidar de cabelos do tipo misto pode ser bem complicado, já que ele demanda técnicas específicas para cada parte. Sua característica principal são pontas secas combinadas com uma raiz oleosa. Por isso, às vezes parece que é preciso escolher de qual parte cuidar.

Por precisar desse cuidado duplo, as técnicas para lidar com cabelos mistos podem parecer complicadas, mas na verdade são bem simples. A confusão sempre diz respeito à mesma dúvida: como livrar a raiz da oleosidade sem deixar as pontas secas?

Dicas para cuidar de cabelos mistos

Para te ajudar a deixar suas madeixas ainda mais bonitas e saudáveis, preparamos uma série de dicas sobre o assunto. Confira abaixo nossas sugestões de produtos, técnicas, cuidados e muito mais. Aprenda tudo sobre cabelos mistos e descubra as melhores técnicas para cuidar deles sem complicação.

  1. Shampoo

Shampoo

Já que possui uma raiz oleosa, os cabelos mistos devem passar por uma limpeza profunda uma vez por mês, e shampoo anti-resíduos pode ser seu aliado nessa missão.

Na hora de aplicar, concentre-se apenas na raiz, massageando bem, mas sem esfregar as pontas do cabelo.No dia a dia, escolha um shampoo para cabelos mistos, pois um produto feito especificamente para seu tipo de cabelo é sempre a melhor opção.

Ele age removendo a oleosidade da raiz, mas sem deixar as pontas ressecadas. Mas se você tem algum tipo de química nos cabelos, o melhor método é combinar o shampoo para cabelos mistos com o shampoo para cabelos com química. Então, para evitar que o primeiro remova a com mais rapidez a química presente nos fios, aplique-o apenas duas vezes por semana e, nos demais dias, use o segundo.

  1. Condicionador e leave-in

Condicionador

O principal cuidado ao aplicar o condicionador nos fios é não encostar o produto no couro cabeludo. Ou seja, o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento dos fios, evitando que o couro cabeludo fique ainda mais oleoso.

Também é importante remover completamente o condicionador na hora de enxaguar. Assim, você garante que ele vai fechar as cutículas dos fios, mas sem deixar aquele aspecto pesado causado por seus resíduos no cabelo.

Por sua vez, o leave-in também pode ser um coringa nos cuidados com cabelos mistos. Para deixar o cabelo mais bonito e hidratado durante o dia, aplique um pouco antes de sair de casa, e dê preferência produtos em spray. Evite passar chapinha ou secador depois de passar esse tipo de produto, já que a maioria não é feita para suportar calor.

  1. Secador

Hoje em dia, deixar de usar o secador é quase impossível, já que a vida agitada exige rapidez para cuidar dos cabelos. Mesmo assim, tanto ele quanto a chapinha devem ter seu uso restringido ao máximo, pois o calor não é muito saudável para o cabelo. Sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente após a lavagem.

Quando não tiver jeito, remova o máximo de água que conseguir para diminuir o tempo de utilização do aparelho. Aperte bem os fios com uma toalha, removendo o excesso da umidade de baixo para cima. Passe um protetor térmico antes e segure o secador a uma distância de 15 centímetros dos fios, sempre em temperatura morna.

  1. Hidratação

Jamais se esqueça de manter os fios bem hidratados. Um cabelo hidratado, independente do seu tipo, fica mais bonito, saudável e menos quebradiço. Na hora de hidratar cabelos mistos, vale o mesmo princípio do condicionador: aplique os produtos apenas no comprimento e nas pontas, nunca na raiz.

O indicado é que as hidratações sejam feitas semanalmente. Para um resultado ainda melhor, você pode intercalar com umectações com óleos vegetais, que ajudam a repor os nutrientes do cabelo.

  1. Produtos especiais

Duas boas opções para diminuir a oleosidade da raiz sem prejudicar as pontas são o shampoo seco e o talco. Mas atenção: eles devem ser usados em momentos especiais, onde exista emergência em reduzir a oleosidade do couro cabeludo sem lavar o cabelo.

Utilizados com prudência, os produtos disfarçam o aspecto oleoso, pois absorvem o sebo da raiz. Apesar de apresentarem um efeito maravilhoso à primeira vista, seu uso não deve ser frequente, evitando assim problemas causados pelo entupimento dos folículos capilares.

Não pode!

  1. Deixar de cortar as pontas danificadas, duplas e quebradas.
  2. Utilizar shampoo anti-resíduos com muita frequência.
  3. Aplicar condicionador ou máscara de hidratação no couro cabeludo.
  4. Abusar do uso do secador, especialmente em temperatura muito alta.

Pode!

  1.  Cortar as pontas do cabelo pelo menos uma vez a cada três meses.
  2. Usar shampoo anti-resíduos uma vez por mês.
  3. Aplicar condicionador no comprimento e nas pontas.
  4. Fazer hidratações e umectações semanais.
Como cuidar de cabelos mistos
Avalie este artigo

Você pode gostar