Você sabia que a sua alimentação pode influenciar na frequência das suas dores de cabeça? Saiba mais!
Grandes estudos avaliam a relação entre os hábitos alimentares e as pioras dos sintomas de enxaqueca.
Dores de cabeça frequentes podem impactar na sua qualidade de vida. Esse fato ganha novas proporções quando falamos de enxaquecas. Isso porque, além das fortes dores de cabeça, geralmente aparecem sintomas como náuseas. Os hábitos alimentares são alguns dos fatores relacionados com o surgimento das crises. Estudos recentes publicados na Nutritional Neuroscience concluíram que há conexão entre a alimentação e dores de cabeça severas. Continue lendo para saber como a alimentação influencia nas dores de cabeça!
A desnutrição está associada a crises de enxaqueca
Os resultados avaliados pela Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição realizada entre 1999 a 2004 e dos 8.953 participantes 1.838 apresentavam enxaqueca.
No estudo desenvolvido, foi possível concluir que alterações nutricionais estavam ligadas a dores de cabeça mais intensas e com mais frequência. Assim como, observaram que as dietas dessas pessoas apresentavam menor quantidade de vitaminas e nutrientes.
Quem se alimenta pouco ou mal ao longo do dia pode sofrer com os incômodos
Outro ponto importante é o fracionamento das refeições ao longo do dia. Pessoas que apresentam fortes dores costumam pular refeições, com longos períodos em jejum. Além disso, não consumiam alimentos fonte de carboidrato, o que levava a redução das taxas de glicose.
Fatores como a desnutrição grave com a deficiência de vitaminas, principalmente aquelas do complexo B, também se mostraram presentes neste grupo.
Não existe uma causa única para a má nutrição. Com o aparecimento dos sintomas de enxaqueca, a pessoa costuma reduzir o apetite e consequentemente o consumo de alimentos, principalmente os mais saudáveis e nutritivos.
Indivíduos com restrições alimentares também devem fazer o acompanhamento com especialista para evitar essas deficiências.
O ideal para o tratamento da enxaqueca é uma equipe multidisciplinar, pois além do tratamento medicamentoso, um nutricionista qualificado irá considerar um plano alimentar adequado que reduza os sintomas. Se você estiver tendo dores de cabeça em excesso, visite um médico e avalie a sua rotina alimentar.