Benefícios e riscos da ozonioterapia capilar
Saiba o que é a ozonioterapia e como ela funciona nos cabelos e quais os riscos e benefícios envolvidos no tratamento.
Um tratamento que promete melhorar a circulação sanguínea, a ozonioterapia está se tornando mais popular. No cabelo, o gás ozônio pode ajudar a combater a caspa, mas é importante analisar sua eficácia.
Os prós e contras desse procedimento podem variar e é recomendado consultar um especialista para obter informações mais detalhadas. Por isso trouxemos algumas dessas informações para você.
O que é?
A ozonioterapia é um procedimento que utiliza o gás ozônio para tratar doenças do couro cabeludo, como caspa e irritações, além de promover a regeneração dos fios.
O tratamento estimula a oxigenação dos tecidos, ajudando na desinflamação. O uso do ozônio para tratamentos médicos é antigo e começou na Primeira Guerra Mundial. Atualmente, a ozonioterapia está sendo utilizada de forma experimental no Brasil.
Pode ser indicada para melhorar a circulação, tratar inflamações e promover a oxigenação sanguínea. No caso dos cabelos, o procedimento pode ajudar no combate à calvície, controlar a queda dos fios, tratar caspa e outras dermatites, rejuvenescer a estrutura capilar e eliminar danos, frizz e pontas duplas.
Como é feito e quanto custa o tratamento?
A ozonioterapia é realizada com uma mistura de oxigênio e gás ozônio, sendo aplicada de forma semelhante ao processo de secagem do cabelo em cadeiras secadoras.
O preço para realizar o procedimento varia dependendo do local e da experiência do profissional, com cada sessão custando entre R$ 80 e R$ 300.
Resultados da ozonioterapia
Tem poucos estudos científicos que comprovem sua eficácia e segurança, e os efeitos colaterais não são claros. A aplicação por profissionais não qualificados pode ser arriscada.
Embora a técnica possa fortalecer os fios, estimular a circulação sanguínea e tratar lesões no couro cabeludo, sua eficácia ainda carece de evidências científicas robustas. É importante considerar esses aspectos ao optar pela ozonioterapia.
O uso do gás ozônio não é recomendado nem reconhecido cientificamente como tratamento para problemas capilares. O Conselho Federal de Medicina desencoraja essa prática.
Existem outras opções eficazes para tratar problemas como caspa e queda de cabelo, como laserterapia, higiene adequada do couro cabeludo, soluções tópicas, medicações orais e suplementação de vitaminas.
Outros tratamentos específicos realizados por profissionais especializados, como aplicação de ativos no couro cabeludo e terapia por LED também são mais recomendados. É importante consultar um especialista para identificar a causa do problema e buscar o tratamento mais adequado.