Barriga inchada? Saiba como resolver!
Tem dias que a barriga fica mais inchada, o que pode ser bastante incomodo até mesmo na hora de se vestir. Confira estas dicas para resolver esta situação.
Tem dias que nos olhamos no espelho ou vamos colocar uma calça jeans e logo pensamos, será que engordei? Quando na verdade, estamos apenas inchadas. É super normal acontecer isto com a nossa barriga e a nutricionista Joana Gante nos ajudará a resolver essa situação.
O que é a barriga inchada?
A sensação de Barriga inchada ou distensão abdominal, nos dá a sensação que estamos com um balão cheio dentro de nosso estômago. Normalmente isso acontece logo após a ingestão de uma refeição. É importante observar se é uma distensão desproporcional ao que foi ingerido, ou se essa sensação vem acontecendo diariamente.
Por que nossa barriga fica inchada?
Existem diversos motivos diferentes para o inchaço ou distensão. Um deles pode ser a existência de muito gás no intestino, causado pela ingestão de alguns alimentos e bebidas, ou mesmo pela ingestão de ar na hora em que estamos nos alimentando. Além deste motivo, pode ser também:
- Constipação;
- Intolerância alimentar;
- Doença celíaca;
- Síndrome do intestino irritável (SII);
- Presença de microrganismos que normalmente vivem no intestino;
- Período de ciclo menstrual.
Como resolver o problema da barriga inchada?
Não existe uma fórmula mágica e instantânea, mas algumas medidas podem sim resolver o seu problema. E é fundamental estar atento aos sintomas, em caso de anormalidade é sempre importante consultar um profissional.
- Você pode adotar um estilo de vida saudável, a prática de exercícios físicos e alimentação saúdavel auxilia no bom funcionamento do intestino;
- Ao se alimenta, mastigue com a boca fechada, assim você evitará de engolir ar;
Beba cerca de 1,5L/2L água por dia; - Insira mais alimentos que possuam fibra em sua rotina alimentar como Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo). Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho). Cereais instantâneos e matinais;
- Faça refeições de menor volume/quantidade e mais frequentes, ao invez de grandes refeições.
- Evite comer muitos alimentos processados, açucarados, condimentados ou gordurosos;