Acusações sobre Whopper: Burger King vai a julgamento por propaganda enganosa
O Burger King está enfrentando um processo judicial por supostamente enganar os clientes quanto ao tamanho de seu icônico sanduíche Whopper.
Um juiz nos Estados Unidos tomou uma decisão que está causando agitação no mundo do fast-food. O Burger King foi recentemente instruído a se defender contra alegações de que inflaciona o tamanho de seu famoso hambúrguer Whopper em seus cardápios.
A acusação sugere que a rede de fast-food tem enganado os consumidores, mostrando hambúrgueres com aparência mais generosa e coberturas que “transbordam no pão”. A gigante da comida rápida negou veementemente as alegações.
A ação coletiva e as alegações dos consumidores
A ação coletiva movida contra a rede argumenta que o sanduíche foi manipulado para parecer 35% maior e conter o dobro da carne do que o cliente realmente recebe.
A empresa havia afirmado anteriormente que não era obrigada a oferecer hambúrgueres que fossem idênticos à imagem publicitária.
O juiz distrital dos EUA, Roy Altman, determinou que o caso deve prosseguir, afirmando que os jurados deveriam ter a liberdade de decidir o que “pessoas razoáveis” considerariam enganoso.
Após a decisão do juiz, um porta-voz do Burger King emitiu um comunicado reiterando que os hambúrgueres de carne grelhados em sua publicidade são os mesmos servidos aos clientes.
O Whopper é descrito pelo Burger King em seu site como um hambúrguer de carne bovina grelhada de 113g, servido com pão com gergelim, queijo derretido, picles, salada fresca (alface, cebola, tomate), ketchup e maionese bk, com um preço de R$ 27,90.
Imagem: Burger King / Reprodução
Esta não é a primeira vez que as redes de fast-food são acusadas de publicidade enganosa e manipulação de tamanhos de porções.
Esses casos levantam questões cruciais sobre a transparência na publicidade de alimentos. Como destacado por Donna Castle da Advertising Standards Authority (ASA) no Reino Unido, os consumidores devem ter confiança nos anúncios que veem e ouvem.
Anúncios não devem exagerar ou omitir fatos significativos, nem devem ser confusos ou significativamente enganosos.
Portanto, o desfecho desses processos judiciais pode ter implicações importantes para a indústria de fast-food e para a forma como as empresas promovem seus produtos aos consumidores.