Acne – Lista de alimentos que podem causar acne
Chocolate, leite e pães são alguns dos alimentos que podem causar os temidos cravos e espinhas.
A acne é uma inflamação na pele causada por um aumento da produção de sebo. Por causa disso, os folículos pilossebáceos são obstruídos, dando origem aos temidos cravos e espinhas.
A produção de sebo é natural, mas ela pode ser aumentada e se tornar prejudicial por diversos fatores, como hereditariedade, disfunções hormonais ou psicológicas e alimentação. Como o corpo funciona de forma interligada, até o que é ingerido pode afetar no organismo.
Geralmente, são os excessos que causam a acne, então os alimentos não precisam ser cortados de vez. Sendo assim, os alimentos que causam acne podem ser consumidos ocasionalmente sem problemas dentro de uma dieta saudável.
Confira abaixo a lista que alimentos que podem facilitar o aparecimento de acne e que devem ser consumidos com moderação.
Chocolate
O cacau em si não é um problema, mas todos os outros componentes como leite, açúcar e gorduras são problemáticos para quem deseja manter a pele livre de acne. Devido ao cacau, chocolate contém muitos nutrientes benéficos que ajudam a aumentar a sensação de bem-estar.
Por isso, o aconselhado é não cortar o alimento da rotina, mas sim dar preferência para opções com maior porcentagem de cacau e consumir o doce com moderação.
Frituras
Alimentos gordurosos, como frituras, são um dos maiores causadores de acne. Quando muita gordura é ingerida, o organismo sente que é necessário produzir ainda mais gordura por meio das glândulas sebáceas.
Esse cenário, além de afetar a pele, aumenta o colesterol e os triglicerídeos, prejudicando a saúde. A dieta mais gordurosa também está ligada a liberação de substâncias inflamatórias, que podem estar relacionadas direta ou indiretamente ao surgimento da acne.
Leite e derivados
Consumir leite e seus derivados, como queijos, iogurtes e sorvetes, também está relacionado ao aparecimento da acne. Dentro do leite, existem muitos hormônios biodisponíveis, o que estimula a produção de secreções oleosas pelas glândulas.
Pães e massas
No geral, alimentos que levam farinha branca entre os seus ingredientes são um dos principais causadores de inflamações na pele. Isso acontece porque a farinha é rica em carboidratos simples, como o açúcar, que aumentam a produção de insulina.
Essa substância favorece a produção de um tipo de hormônio que incitam a produção de sebo. A partir disso, a pele fica mais oleosa e mais propensa ao desenvolvimento de acne.
Carne vermelha
O ômega 6 é uma substância com efeitos pró-inflamatórios que é muito presente na carne vermelha. A substância pode ser positiva em algumas situações, mas esse não é caso de que quer evitar a acne, já que esses efeitos podem se manifestar na pele.
Outro fator para se ter atenção é a quantidade de gordura saturada que a carne vermelha contém, que também pode ser prejudicial para a pele. O recomendado é consumir peixes, como o salmão e o namorado, por três vezes na semana e optar pelo frango, desde que não seja frito.
Alimentos que ajudam contra a acne
Portanto, para evitar a acne, o ideal é manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e cereais integrais. Veja abaixo uma lista de alimentos que evitam a acne de acordo com o principal nutriente presente neles:
- Vitamina A: vegetais verde escuros e alaranjados, como couve e abóbora, e ovos;
- Vitamina B5: abacate, batata doce, laranja, lentilha e semente de girassol;
- Vitamina C: abacaxi, acerola, goji berry, laranja, limão e mamão;
- Cobre: cacau, cereais integrais, como arroz integral, e frutas secas;
- Ômega 3: peixes;
- Selênio: castanha do Pará e frutos do mar;
- Zinco: alho, castanha do Pará, ostras e semente de girassol.
Veja mais: