Como fazer Hidratações caseiras em casa

Venha conferir em nosso artigo várias receitas de hidratação caseiras simples e fáceis que podem ser feitas no conforte de casa.

O desejo da maioria das mulheres é ter cabelos bonitos, sedosos, com brilho e movimento. Porém, para isso, é preciso cuidar bem dos cabelos, principalmente deixando eles sempre hidratados.

O cabelo precisa de hidratação, pois várias coisas contribuem para que eles se desidratem como poluição, vento, exposição ao sol, além de produtos que são usados como, por exemplo, químicas ou chapinha. Para reverter o problema, é necessário ter muito cuidado e dedicação diária ao tratar os cabelos.

Para uma boa hidratação, é necessário lembrar-se de 3 cuidados importantes:

  • Lavar o cabelo bem
  • Usar a temperatura da água adequada
  • Usar hidratação de acordo com o seu tipo de cabelo

Hidratação Caseira

Para fazer a hidratação caseira, o cabelo deve estar limpo, e assim menos oleoso. Por isso, também é indicado que se use a água na temperatura morna, pois a água quente faz com que o couro cabeludo produza mais oleosidade, além de ressecar os fios.

Também não se esqueça de usar o shampoo para o seu tipo de cabelo, e enxaguar corretamente, sem pressa.
Ao secar os cabelos, caso use uma toalha, não esfregue para que os fios não tenham frizz.

Confira algumas receitas caseiras para os cabelos:

  1. Touca de Gesso

A hidratação touca de gesso é conhecida por seus ótimos resultados para todos os tipos de cabelo. Para fazê-la, você precisa agendar sua máscara de maizena para o dia da hidratação. Veja agora como fazer!

Ingredientes:

• 1 colher (sopa) de seu creme hidratante se seu cabelo for liso ou 2 se seu cabelo for cacheado
• 1 xícara de água filtrada se seu cabelo for liso, ou 1 xícara e meia se ele for cacheado
• 2 colheres (sopa) de maizena
• 1 colher (sobremesa) de bepantol ou glicerina líquida
• 1 colher (sobremesa) de açúcar.

Preparo:

Dissolva a maizena em uma panela já com a água filtrada e mexa bem. Deixe em fogo brando, mexa até engrossar e desligue. Após a mistura esfriar e coloque o açúcar.

Após, vá colocando o bepantol ou glicerina e mexendo, colocando então o creme hidratante. Mexa bem até ficar homogêneo.

Com o cabelo limpo, separe o em mexas bem finas e aplique a mistura a partir da metade dos fios, massageando, principalmente nas pontas.

Após, umedeça uma toalha com água quente e envolva a toalha em seus cabelos, potencializando assim a hidratação. Deixe por em média 1 hora e enxágue, e para selar os fios, aplique o condicionador.

Alisamento natural com maizena

  1. Hidratação com Mel

O mel tem muitas vitaminas e por isso são benéficos para o cabelo, principalmente relacionados à maciez, queda e elasticidade, além de pode ser usado para todos os tipos de cabelos. Veja como fazer uma boa hidratação:

Ingredientes:

  • Metade de um copo (americano) de água morna
  • 2 colheres de mel

Caso você tenha muito cabelo ou eles tiverem muito volume, você pode dobrar essas quantidades.

Modo de aplicação:

Após os cabelos estiverem limpos, diluia o mel na água morna e com ajuda de um pincel de tintura, aplique em todas as extensões dos cabelos abaixo da raiz, Quando vai aplicando a mascara, aproveite para  massagear os cabelos.

Deixe agir por 30 minutos, com o cabelo abafado, podendo ser com uma touca. Enxágue bem, passe o condicionador e faça a finalização.

Hidratação com mel
Hidratação com mel
  1. Hidratação com Leite

O leite é rico em cálcio e por isso ele solta os fios, deixando um aspecto mais agradável nos cabelos. É ideal para as pessoas que tem o cabelo muito seco que apresenta um aspecto desidratado.

Para fazer essa hidratação, você precisa somente de um borrifador, leite e uma touca. Para aplicar, higienize os cabelos, e coloque leite morno no borrifador. Após, aplique na extensão dos fios, e penteie para espalhar a hidratação. Abafe com a touca por cerca de 30 minutos, enxágue e aplique o condicionador.

Hidratação com leite
Hidratação com leite
  1. Hidratação com Açúcar

O açúcar refina os fios e é ótimo para o brilho e maciez dos cabelos. Ele esfolia e hidrata ao mesmo tempo.
Para fazer essa hidratação, você precisa do seu creme de hidratação (1 colher de sopa para cabelos lisos e 2 para cabelos cacheados), yamasterol e de 2 colheres de açúcar.

Modo de aplicação:

Misture o creme de hidratação com o açúcar e vá incluindo com o Yamasterol que seja para o seu tipo de cabelo. Lembre-se que seu cabelo for quimicamente tratado, deve se usar o Yamasterol branco e azul.

Com os cabelos limpos, aplique a mistura nos cabelos, mecha por mecha. Coloque uma touca e deixe agir por de 20 a 30 minutos. Enxágue bem, sem deixar resíduos do açúcar nos fios. Aplique o condicionador e finalize.

Hidratação com açúcar
Hidratação com açúcar
  1. Hidratação com Babosa

Também conhecida como Aloe Vera, essa hidratação é bem famosa. A babosa é rica em minerais, vitaminas e aminoácidos, e por isso auxiliam no fortalecimento do cabelo, hidratação e definição dos fios.
Para fazer a hidratação, você precisará de:

  • 1 folha de babosa
  • 100 ml de água

Retire o miolo transparente com uma colher, colocando o no liquidificador com a água. Bata por cerca de 5 minutos e coloque o conteúdo em um pote.

Com os cabelos limpos, aplique com um pincel, separando mecha por mecha. Deixe por uma média de 30 minutos, de preferencia em uma touca metálica.

Lembre-se que a babosa pode manchar, principalmente em cabelos claros, por isso a evite nessa hidratação. Enxágue bem e finalize com o condicionador.

Hidratação com babosa
Hidratação com babosa
  1. Hidratação com Azeite

Há variadas opções para tratamentos com azeite, pois você pode usar o azeite de oliva, azeite de babaçu, azeite de canola, entre outros. O azeite é ideal principalmente para a nutrição.

O azeite de oliva pode servir como um ótimo hidratante para seus cabelos, pois este é rico em ômega 3 e vitaminas como K e D. Ao fazer a hidratação com azeite, deve se tomar alguns cuidados, como por exemplo evitar o uso de secador e chapinha.

Para fazer a hidratação com azeite você precisará de:

  • 3 colheres (sopa) do seu creme de hidratação
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva

Misture os ingredientes até o azeite se dilua e espalhe nos cabelos extremamente limpos, evitando a raiz. Deixe agir por 30 minutos, não usando touca nessa hidratação.

Após os 30 minutos enxague bem, retirando todo o produto e finalize com o condicionador.

Hidratação com azeite

  1. Hidratação para cabelos quebradiços

Caso você esteja com quebra de cabelo, você poderá usar 2 hidratações para melhorar o aspecto do seu cabelo:

Máscara Capilar de Ovo:

Serve para tratar cabelos muito ressecados e danificados. Misture uma gema de ovo a algumas gotas de óleo e 200ml de leite integral. Mexa até ficar homogênea, e aplique nos cabelos limpos.

Deixe agir por em média 25 minutos, podendo ser usado com uma touca térmica. Enxágue bem, conferindo se não há nenhum resíduo e finalize com o condicionador.

 Máscara Capilar de Abacate:

É ótima para cabelos secos e danificados. Para fazer essa hidratação, você deve retirar o caroço e usar metade da fruta, misturando com 2 colheres (sopa) de azeite e metade de 1 limão, que deve ser espremido até ter o suco.

Por conta da consistência da fruta do abacate, nesta receita não a necessidade de incluir um creme de hidratação.

Aplique a mistura nos cabelos limpos, priorizando sempre as pontas. Não é indicado usar touca nessa hidratação. Deixe agir e finalize.

Hidratação para cabelos quebradiços

  1. Hidratação com cabelos crespos

Nos cabelos crespos a hidratação também tem a função de definir e alinhar os fios, além da redução de volume.
Nesse caso, hidratações que ficam abafadas são a melhor opção para potencializar a hidratação. Algumas mais indicadas são a de maizena, de babosa e de mel.

É importante ainda lembrar que nas hidratações caseiras devem se ter muito cuidado para usar os produtos, respeitando as receitas e o passo-a-passo indicado. Esteja atenta também às reações que podem ocorrer.

As hidratações caseiras são ótimas, pois você deixa seu cabelo com um aspecto melhor sem depender de algum produto específico, mas sim de frutas, óleos, plantas e outros ingredientes naturais que contribuem para melhorar a saúde do seu cabelo.

Hidratação para cacheadas
Hidratação para cacheadas
você pode gostar também
Deixe um comentário