Veja dicas infalíveis para ter cabelos cada vez mais longos
Especialistas recomendam cuidados para que os fios cresçam saudáveis, além de alertar para o que não se deve fazer.
Ter um cabelo longo e cheio de vida é o sonho de muitas pessoas. Porém, o crescimento capilar rápido não é realidade para muitos indivíduos, que precisam recorrer a técnicas para melhorar essa situação.
Alguns ingredientes naturais e shampoos podem ajudar no fortalecimento do cabelo, para conquistar o projeto rapunzel. É o que esclarecem as dermatologistas Fabiana Seild e Mariana Corrêa, em entrevista ao Delas.
A princípio, elas levantam um questionamento sobre as famosas vitaminas, amplamente comentadas pelas blogueiras. Embora os produtos pareçam ser soluções mais fáceis, eles não devem ser tomados de forma aleatória e sem a procura de um especialista para suplementação.
Rotina em prol do crescimento capilar
A recomendação é que seja mantida uma alimentação saudável e cuidados capilares, tais como a limpeza dos fios. A constância ao lavar o couro cabeludo também é relevante, sendo que para os cabelos oleosos é indicado lavar, no máximo, dia sim e dia não.
“Para pessoas que possuem cabelos mais crespos esse tempo de lavagem pode ser espaçado desde que o couro cabeludo permaneça saudável, sem excesso de oleosidade e sem descamação visível”, afirma Fabiana.
Cuidar para que não haja quebra dos fios é outra etapa necessária. Diante disso, dê preferência por lavar o cabelo na água fria ou morna, além de adotar cuidados ao desembaraçar, secar os cabelos, usar protetor térmico, não dormir e nem prender os fios molhados e evitar substâncias químicas.
Produtos
Mariana lembra a importância de usar produtos indicados ao seu tipo de cabelo. “Os óleos capilares ajudam a recuperar os lipídios dos fios de cabelos, ajudando na qualidade e brilho do cabelo, indico os óleos de argan que tem estudos”, destaca.
Além dos óleos, alguns suplementos podem ser inseridos. “Podemos indicar suplementos que são as vitaminas orais e sprays de medicamentos”, acrescenta.
A especialista lembra que sabão e sabonete não podem ser usados nos fios. E a água quente pode irritar o couro cabeludo, ressecando os fios e abrindo as cutículas. “Vale destacar que algumas receitas caseiras não têm comprovação científica, mas alguns compostos caseiros podem ser usados para hidratação e umectação, como óleo de coco, abacate, mel e babosa”, indica.
E caso o cabelo esteja caindo muito ou crescendo de forma irregular, a tricologia pode auxiliar. “Com base em exames como a tricoscopia digital e alguns exames de sangue é possível avaliar melhor”.
Procedimento estético
Por fim, há a opção de terapia com LED para o estímulo dos fios. “A ledterapia (fotobiomodulação) que é uma terapia baseada na luz de led (como bonés, capacetes, escovas e tiaras de led), apresentam comprovação científica e podem ser indicadas pelo seu tricologista para ser feito em casa”, acrescenta Mariana.
Veja também: Vem verão! Profissionais dão dicas para otimizar cuidados com a pele e cabelos