Por que é essencial lavar as bananas e abacates antes de descascá-las
Especialistas alertam sobre a importância de lavar frutas de casca grossa, como bananas e abacates.
Frutas com cascas grossas, como bananas e abacates, costumam ser ignoradas quando o assunto é lavagem. No entanto, especialistas em segurança alimentar têm alertado sobre a importância de higienizar essas frutas antes de consumi-las.
Motivos para lavar frutas com cascas grossas
Imagem: photolime/Reprodução
Tamika Sims, diretora sênior de comunicações em tecnologia alimentar no Conselho Internacional de Informação Alimentar, destacou que, mesmo descartando a casca, lavar a fruta é uma prática recomendada para evitar a transferência de impurezas ou microrganismos da casca para a polpa que será consumida.
A presença de sujeiras pode ser facilmente observada, mas resíduos de pesticidas ou microrganismos que podem causar doenças alimentares, como salmonela, nem sempre são visíveis a olho nu. E, de acordo com Sims, todas as variedades de frutas e vegetais devem ser lavadas, incluindo as orgânicas.
Trevor Craig, especialista em segurança alimentar e diretor corporativo de treinamento técnico na Microbac Laboratories, reforça essa visão. Ele destaca que, apesar de frutas com cascas mais grossas terem uma resistência maior à contaminação externa, ao cortá-las, é possível que a lâmina da faca transfira impurezas da casca para a polpa.
O Instituto de Educação Culinária ressalta a incerteza sobre os percursos que os produtos passam até chegarem ao consumidor. Afinal, mesmo que o produto tenha sido apenas retirado da terra e colocado em uma caixa, é possível ter tido contato com diversos tipos de impurezas durante seu transporte.
Quanto à melhor maneira de lavar esses alimentos, a recomendação é usar água corrente. Produtos especiais ou detergentes não são necessários. Uma solução de vinagre diluído pode ser usada para eliminar algumas bactérias sem deixar sabor ou produtos químicos perigosos no alimento.
Além da lavagem, Sims e Craig orientam para a importância de manter a cozinha, utensílios e as mãos limpas, evitando a contaminação cruzada. Eles também recomendam refrigerar ou congelar frutas e vegetais em recipientes fechados, após cortar, descascar ou cozinhar.