A controvérsia dos restaurantes em Barcelona: a rejeição de clientes desacompanhados
Saiba o que está por trás da polêmica prática que está tomando conta de bares e restaurantes que estão restringindo desacompanhados em Barcelona.
Desde a pandemia, muitos residentes de Barcelona, cidade espanhola, têm relatado uma curiosa dificuldade. Eles não conseguem almoçar ou jantar em bares e restaurantes desacompanhados, mesmo que haja vagas nos estabelecimentos.
É isso mesmo! Essa prática vem sendo descrita por vários residentes da cidade. Basta estar sozinho para não conseguir uma vaga, seja para degustar um prato ou mesmo para beber algo.
Até agora, as autoridades não têm uma justificativa oficial. No entanto, sabe-se que, após a pandemia, o fluxo de turistas aumentou muito em Barcelona e os estabelecimentos passaram a dar preferência para receber quem está visitando a cidade. Dessa forma, eles entendem que é mais fácil selecionar assim e garantir um número maior de clientes.
Como não costumam viajar sozinhos, selecionar os desacompanhados prejudica muito mais os moradores locais, que vão ao local para fazer uma rápida refeição. Isso facilita o acesso aos turistas, que tendem a gastar mais, bem como gastar mais.
Os turistas que viajam em peso para Barcelona na primavera e no verão europeus estão sendo beneficiados com essa seleção, além disso, os bares e os restaurantes estão lucrando. Já os moradores locais estão se mostrando descontentes.
Segundo a Folha de Pernambuco, os cidadãos locais têm questionado as autoridades sobre a validade dessas práticas, além de pressionar a Associação de Hoteleiros, o governo regional da Catalunha e a prefeitura de Barcelona.
No entanto, até o momento, nenhum desses órgãos tomou providência ou apresentou alguma justificativa e seguem com a prática visando agradar a turistas e obter mais lucro.