Os traços que toda pessoa mentirosa tenta esconder
Toda pessoa mentirosa pode apresentar mais de uma dessas características, aprenda a identificar as mentiras.
Muitas pessoas detestam mentiras, pois os seus efeitos negativos podem levar ao término de relacionamentos e a demissões injustas no trabalho. As inverdades têm consequências significativas na vida das pessoas.
A mentira é uma faceta do ser humano, porém algumas pessoas a utilizam como artifício para obter o que desejam. Pensando nisso, a seguir, discutiremos esse aspecto negativo da mentira com algumas características de pessoas que têm o costume de mentir.
Percebendo a mentira
Detectar uma mentira pode ser um desafio, uma vez que algumas pessoas inventam desculpas pontuais, enquanto outras são mentirosas compulsivas. A identificação requer atenção a pistas verbais e não verbais, além de um entendimento das motivações por trás da mentira.
Quando alguém tenta se livrar de uma situação incômoda por meio de uma mentira, geralmente é fácil perceber as inconsistências em sua fala, pois podem surgir lacunas e informações contraditórias. Essas pistas podem revelar que a pessoa não está sendo honesta.
Veja seis pontos para se atentar no comportamento de alguém:
1. Atuação
Os mentirosos são atores profissionais, muitas vezes superando até mesmo os de Hollywood, pois precisam incorporar e tornar suas mentiras convincentes e autênticas para transmitir veracidade em suas palavras. Eles podem até expressar dor, se necessário, para sustentar a falsidade.
2. Vestuário
Mentirosos muitas vezes se vestem de maneira impecável para transmitir uma imagem de credibilidade e confiança.
Assim como os atores que usam jalecos em propagandas, os mentirosos utilizam roupas adequadas para influenciar o inconsciente das pessoas e fazer com que suas mentiras pareçam mais confiáveis. A aparência cuidadosa pode reforçar a ideia de que eles falam com certeza sobre o que estão dizendo.
3. Expressão
Eles são habilidosos ao usar palavras de forma precisa e expressiva, evitando gaguejar ou utilizar termos inadequados. Têm consciência do efeito que suas palavras podem causar no ouvinte e usam essa habilidade para dar veracidade à sua mentira.
4. Manipulação
Os mentirosos são hábeis manipuladores, utilizando seu conhecimento sobre palavras e o efeito emocional para influenciar os ouvintes de acordo com seus objetivos. Eles conseguem controlar não apenas as palavras e as pessoas, mas também toda a situação a seu favor.
5. Confiança
Os mentirosos compulsivos possuem uma necessidade de inflar o ego e, frequentemente, mentem para experimentar o sucesso de suas mentiras. Isso aumenta ainda mais a sua confiança, que pode se tornar maior do que as próprias mentiras.
6. Espontaneidade
Os mentirosos espontâneos têm facilidade para mentir de forma natural e sem esforço. Para eles, mentir é como respirar e podem ser tão hábeis nesse aspecto quanto aqueles que planejam suas mentiras meticulosamente.