Conheça alimento pode influenciar na queda dos cabelos segundo cientistas
Veja como o óleo de peixe afeta os cabelos e pode causar a queda
Uma pesquisa publicada na revista Cell Reports identificou uma ligação entre um alimento e a queda de cabelo. Testes em camundongos foram realizados pela equipe responsável pela pesquisa, que descobriu que o óleo de peixe pode contribuir para a queda de cabelo, enquanto a manteiga de cacau, rica em gordura, não teve o mesmo efeito.
Os resultados foram inesperados, já que o estudo originalmente investigava o efeito das dietas ricas em gordura no crescimento de tumores cancerígenos.
Os camundongos foram alimentados durante os testes com diferentes dietas, incluindo óleo de peixe, óleo de palma e uma dieta normal. Os ratos que consumiram a dieta rica em óleo de peixe apresentaram perda de pelos nas costas, o que despertou o interesse dos pesquisadores para investigações adicionais.
O óleo de peixe e a queda de cabelo
Os pesquisadores acompanharam o trajeto da gordura no corpo dos camundongos utilizando uma técnica de luminescência e descobriram que o ômega-3 presente no óleo de peixe se acumula na pele dos animais, desencadeando uma resposta inflamatória que leva à morte das células foliculares e resultando na queda de cabelo.
Embora não haja evidências sólidas, acredita-se que o ômega-3 possa ter benefícios para os folículos capilares e o couro cabeludo, melhorando a circulação sanguínea, não sendo normalmente associada à queda de cabelo em humanos.
O óleo de peixe e seus efeitos na dieta
Em muitos países, a dieta normalmente possui um baixo nível de ômega-3, o que pode subestimar os efeitos adversos dos suplementos no crescimento dos cabelos. Já países que utilizam os peixes de forma mais comum na alimentação cotidiana de sua população, como o Japão, apresentam uma maior incidência de perda de cabelo em comparação com outros países asiáticos, por exemplo.
O ômega-3 é uma gordura saudável, não sendo produzido pelo organismo, e que possui diversos benefícios, como a regulação do colesterol, ação anti-inflamatória e prevenção de doenças crônicas. Ele pode ser obtido através do consumo de peixes, algas, sementes, oleaginosas ou suplementos. Além disso, o ômega-3 também pode melhorar a aparência da pele e aliviar sintomas de depressão.