Tudo o que você precisa saber sobre raiz esfumada
A raiz esfumada pode deixar seu visual mais elegante e ainda aumentar o tempo entre as colorações sem que você fique com um aspecto desleixado nesse meio tempo. Quer saber como e quando fazer? Confira!
Se você adora os cabelos coloridos, mas sofre com o curto tempo de manutenção que eles exigem entre uma tintura e outra, vai se apaixonar pela técnica da raiz esfumada.
Isso porque ela deixa os cabelos que crescem com a cor natural muito mais discretos, possibilitando o espaçamento entre os retoques. Além disso, ela confere um aspecto extremamente elegante e natural.
O que é raiz esfumada
Nada mais é do que uma técnica que cria uma transição gradual entre a cor natural dos seus fios, próximo ao couro cabeludo e o tom desejado para o comprimento.
Dessa forma, é possível espaçar mais os retoques da coloração – excelente para quem quer economizar tempo, dinheiro e, de quebra, manter os fios ainda mais saudáveis por serem menos expostos a procedimentos químicos. Além disso, a raiz esfumada, ou apagada, como também é conhecida, tem um resultado superelegante.
Em resumo, a raiz esfumada é uma técnica em que a mudança da cor do cabelo não começa em um ponto específico do fio, dessa forma, a raiz natural fica mais preservada.
Segundo o hairstylist Felipe Nolasco, do salão paulistano Top Milano, destaca que esse método vem seguindo forte há varias estações, se mantendo entre uma das técnicas mais pedidas nos salões apenas com algumas pequenas alterações.
“Ela pode ser feita durante o processo de tornar os cabelos loiros ou pode ser adaptada posteriormente pelo cabeleireiro”, destaca o profissional.
Quando a técnica é indicada
A raiz esfumada pode ser usada sempre que o objetivo for espaçar o tempo de retoque da raiz. É mais indicada nos cabelos descoloridos, tingidos com uma cor mais clara ou com uma tonalidade muito diferente da original, deixando a transição mais sutil. Quer saber como fazer? Confira o passo a passo.
Aprenda a fazer a raiz esfumada
Existem várias técnicas indicadas pelos cabeleireiros para fazer a raiz esfumada. Aliás, esse processo pode ser feito antes ou depois da coloração.
O primeiro passo é escolher o tom que deseja para o comprimento do cabelo, a seguir, eleja uma ou mais tonalidades intermediárias que irão fazer a transição entre ela e a raiz na cor natural.
Comece aplicando a tintura escolhida para o comprimento um pouco abaixo do couro cabeludo até as pontas. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e, em seguida, enxágue.
Depois, aplique uma pequena quantidade da coloração de tom intermediário junto ao couro cabeludo. Passe um pente ou uma escova levando parte dessa tintura em direção ao comprimento.
Faça esse passo com cuidado para que o produto vá apenas até o ponto que deseja escurecer, reduzindo sua concentração de forma gradual. Geralmente a raiz esfumada tem em torno de três dedos.
Deixe agir por aproximadamente 20 minutos – tempo menor do que a coloração anterior. Enxágue abundantemente para que não fiquem resíduos nos fios.
Para finalizar, você pode aplicar um tonalizante matizador que irá corrigir possíveis reflexos indesejados e ainda ajudará a trazer ainda mais uniformidade ao visual.