Açúcar no xampu ajuda no crescimento? Saiba tudo sobre essa prática!
Já ouviu falar falar que colocar açúcar no xampu ajuda no crescimento dos frios? Será mito ou verdade? Entenda tudo agora.
Muitas receitas caseiras e fórmulas milagrosas aparecem na internet todos os dias. Há alguns anos já vem sendo divulgado que colocar açúcar no xampu ode ajudar os cabelos a crescerem mais rápido.
Mas será que essa mistura realmente funciona? Na verdade, a coisa não é bem assim e vamos explicar para você.
O açúcar ajuda na hidratação dos fios, ajudando a manter os cabelos macios e com brilho. Também tem propriedades esfoliantes, que ajudam a remover células mortas do couro cabeludo.
Essa retirada de células não mais funcionais ajuda os fios a crescerem mais saudáveis. Além disso, a esfoliação ajuda a melhorar a circulação sanguínea, estimulando o crescimento dos fios.
O açúcar também ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo, evitando caspa e o excesso de oleosidade. A melhor opção é o açúcar mascavo, com mais nutrientes.
Vale mesmo a pena?
Antes de tudo, um dermatologista precisa ser consultado. Apesar dos benefícios que pode proporcionar, o açúcar também pode causar irritações e descamações.
Quem utiliza para esfoliação do couro cabeludo, deve acrescentar uma colher ao conteúdo do xampu antes da aplicação.
Se utilizado sem exagero, o açúcar não é prejudicial à saúde dos cabelos, mas não há evidência científica que comprove a real atuação do produto no estimulo ao crescimento dos fios.
O que funciona?
Algumas dicas são simples, como uma boa alimentação e boas noites de sono, já que os nutrientes e hormônios tem ação direta na velocidade de crescimento e na qualidade dos fios.
Além disso, manter o couro cabeludo saudável e hidratado e evitar altas temperaturas, tanto na lavagem quanto na secagem, é muito importante.
O açúcar pode prejudicar meu cabelo?
Se usado com moderação o açúcar não causa danos aos cabelos. É recomendado que a mistura com xampu seja aplicada uma vez por semana ou a cada quinze dias.
O uso excessivo pode deixar os fios ressecados e quebradiços. Pode também causar irritações no couro cabeludo.