Babyliss: Será que estraga mesmo os cabelos?
Muitas pessoas temem fazer o uso por não saberem se danifica ou não as madeixas.
O babyliss é um aparelho capilar utilizado por muitas pessoas há muito tempo. Porém, outras tantas sentem receio do babyliss devido a algumas informações negativas sobre a prática. Mas será que é isso mesmo? Realmente o babyliss faz mal ao cabelo? Responderemos com bastante cuidado a esta pergunta que aflige tanta gente, mesmo as pessoas que não abrem mão da prática.
O que é o famoso babyliss?
Como em um caso de metonímia, parecido com o uso que fazemos da palavra “Xerox” (marca) para falar de “cópia”, acontece o mesmo com o Babyliss. Babyliss é uma marca consagrada de modelador de cachos.
Então, o procedimento a que o senso comum se refere é modelação de cachos.
A modelação de cachos funciona com a aplicação da ferramenta em uma temperatura alta, cerca de 100 °C, nos fios. Ela será responsável por fazer evaporar a água do cabelo e, assim, definir os cachos.
Muitas mulheres aderem ao procedimento para fazer uma definição rápida e elegante dos cachos em momentos específicos como casamentos, formaturas e outras festas mais suntuosas.
Mas, que dano o famoso babyliss pode causar aos cabelos?
Realmente, babyliss faz mal ao cabelo?
Como todo procedimento feito sob altas temperaturas, como escovas e chapinhas, o babyliss realizado repetidamente em um curto espaço de tempo causará danos irreversíveis aos cabelos.
A alta temperatura do modelador de cachos agride a cutícula e o córtex, camadas externa e interna dos fios que os protegem. Ao sugar toda a água do cabelo, ele promove também um grande enfraquecimento.
A longo prazo, o uso pode tornar o cabelo ressecado, com bastante frizz, enrijecimento e opacidade.
Se a pessoa faz babyliss e ainda costuma usar produtos químicos, como tinturas e alisantes, é pior: os cabelos perdem os nutrientes e ficam extremamente frágeis.
O melhor para lidar com o babyliss é não fazê-lo com tanta frequência e manter seus cabelos nutridos e brilhantes em um cronograma capilar cumprido sistematicamente.
Além disto, é importante aplicar protetores térmicos imediatamente antes do babyliss. Pois são produtos que protegem seus cabelos de um procedimento que pode ser danoso.