Confira essas dicas de como ter um cabelo crespo mais saudável
Cabelos crespos precisam de maiores cuidados e mais atenção devido às suas características físicas em relação aos outros cabelos.
Ter um cabelo crespo mais saudável é uma tarefa bastante difícil. Por serem bem mais frágeis, os cabelos crespos exigem um maior cuidado em comparação a outros tipos de cabelos. Pensando em ajudar com isso, separamos dicas para facilitar esse cuidado. Acompanhe a leitura e confira!
6 importantes dicas para ter um cabelo crespo mais saudável
Se você ainda não tem certeza de como ter um cabelo crespo mais saudável, leia esse post e acabe com todas as suas dúvidas.
Fuja de água quente
O calor da água resseca os fios do cabelo e danificam a fibra. E como estamos falando de fios que são frágeis naturalmente, evitar a água quente é muito importante.
Conheça a curvatura do seu fio
Conhecer a curvatura do seu fio te auxiliará na hora de escolher os melhores produtos para o seu cabelo.
A curvatura do seu fio indicará as suas necessidades, por exemplo, o 4C é sem definição e com o fator de encolhimento máximo, então é um fio que requer hidratação e cuidados para manter o brilho. Saber disso ajudará no que fazer.
Desembarace antes do shampoo
Diferentemente dos outros tipos de cabelo, a lavagem e o desembaraçamento dos fios são muito importantes e exigem cuidados. E essa importância se dá porque desembaraçar os fios antes da aplicação do shampoo impedirá que haja uma perda de fios em excesso.
Qual a melhor sequência na hora de lavar?
- Pré-shampoo: totalmente opcional, esta etapa serve para hidratar os fios e prepará-los para receber o shampoo. Normalmente se usam óleos naturais e vegetais.
- Shampoo: evite aplicar nas pontas.
- Máscara/ Hidratação: nunca use na raiz do cabelo.
- Condicionador: Super importante para selar as cutículas dos fios.
Tenha um cronograma
Seguir um cronograma te ajuda a entender as necessidades do seu cabelo, e ao contrário do que muitos pensam, você pode organizar como preferir. Portanto, o cronograma é uma agenda onde você programa o uso dos seus produtos capilares conforme necessidade.
Fatores psicológicos
Assim como diversos campos da nossa vida, os fatores psicológicos podem, sim, roubar a saúde de nossos fios. E o mais comum desses fatores é o estresse, que pode causar caspas ou até queda de cabelo, por exemplo.