Você deve evitar passar esses produtos em seu cabelo (ou no couro cabeludo)

Passar poucas vezes ou evitá-los pra sempre pode ser a melhor opção para quem quer ter (ou manter) os cabelos saudáveis.

Na tentativa de cuidar da saúde capilar sem precisar desembolsar altos valores, algumas pessoas se sentem tentadas a reproduzir algumas técnicas caseiras ou comprar produtos agressivos para o couro cabeludo, achando que estão fazendo o bem para as madeixas. Porém, é preciso ter consciência de quais são os produtos para evitar passar no cabelo para não acabar sofrendo com consequências desnecessárias.

O que não passar no cabelo

Confira as dicas de produtos para evitar passar no cabelo para manter a saúde e a estética dos fios:

Café

O café é um vasoconstritor e, por isso, diminui o desempenho das artérias. Por consequência, a circulação sanguínea é desfavorecida.

Isso pode fazer com que o cabelo não receba todos os nutrientes que precisa para se manter forte e saudável. Dessa forma, ingerir menos café é muito importante para quem quer ter cabelos mais saudáveis.

Mas não para por aí: tem pessoas que gostam de passar café no couro cabeludo para esfoliar a área. Essa ideia não poderia ser pior.

Grãos de café possuem formatos irregulares e podem causar microlesões no seu couro cabeludo, que favorecem a deposição de microrganismos e infecções na região.

Óleo de cozinha

Esse é um grande vilão, seja na aplicação direta nas madeixas ou quando você o ingere em excesso. Uma dieta rica em alimentação gordurosa diminui a biodisponibilidade do ferro, e de outros micro e macronutrientes, o que prejudicará a qualidade dos seus fios.

Ao aplicar óleo diretamente no cabelo, você estimula ainda mais a produção de sebo, causando o que muitos chamam de efeito rebote.

Shampoo com sulfatos

Esse é um item controverso. Embora o maior problema não esteja no produto em si, mas na má utilização, o melhor a se fazer se você não é um especialista – ou alguém muito interessado em saúde capilar – é evitar utilizar esses shampoos.

Isso acontece porque os sulfatos são surfactantes aniônicos e, com isso, eles fazem uma limpeza muito excessiva no couro cabeludo.

A consequência disso é que, com o uso diário desse produto, seu cabelo tende a ficar ressecado, pois toda a camada natural de oleosidade é retirada.

O ideal, nesse caso, é optar por um shampoo sem sulfato e só utilizar o segundo tipo como um reserva, quando o seu cabelo precisar de uma limpeza maior.

você pode gostar também
Deixe um comentário