Usar chapinha ou secador não é proibido, mas as cacheadas precisam de alguns cuidados com eles
É possível implementar algumas práticas diárias que ajudam a manter os fios saudáveis e bem cuidados com o uso de altas temperaturas.
Uma das principais dúvidas para quem tem cabelo cacheado é sobre o uso de chapinhas e secadores, principalmente sobre quais os danos que eles podem causar nos fios e se o seu uso é recomendado. Pensando nisso, destacamos alguns cuidados para o uso de chapinha e secador em cabelos cacheados.
O ar quente quando usado da forma correta não causa grandes danos
Embora o uso de chapinha e secador em cabelos cacheados não seja proibido, existem alguns cuidados necessários para evitar o ressecamento e a quebra.
Apresentamos a seguir alguns cuidados para o uso de chapinha e secador em cabelos cacheados.
1 – Antes de usar fontes de calor é importante hidratar o cabelo
A hidratação é fundamental antes de usar qualquer uma dessas ferramentas. Ela ajuda a manter os fios saudáveis e deve ser constante, preferencialmente em todas as lavagens.
Com essa prática, você evita o ressecamento dos fios, principalmente quando for utilizar a chapinha ou o secador.
2 – Use o auxílio do difusor
Se você utiliza o secador após a lavagem para finalizar o cabelo, é ideal o uso do difusor. Ele ajuda a dissipar o calor por todo o cabelo, garantindo que o jato flua de forma homogênea. Isso ajuda muito no processo de modelagem dos cachos, reduzindo também o frizz.
3 – Protetor térmico
Essa é uma das dicas mais debatidas! O uso do protetor térmico é indispensável para as cacheadas que pretendem usar a chapinha ou o secador. Esse produto cria uma barreira protetora que impede grandes danos aos fios com as altas temperaturas.
Ele também é um dos produtos que ajuda a manter a hidratação do cabelo.
4 – Evite máximas temperaturas
Para cabelos cacheados o uso de altas temperaturas tende a danificar muito os fios. Assim, o mais indicado é o uso de chapinhas ou secadores em temperaturas mais baixas. O tempo maior de secagem ajuda a reduzir o frizz e aumentar o brilho, pois mantém as cutículas seladas.
5 – Pode usar durante a transição capilar?
No período da transição capilar pode ser difícil parar de usar essas ferramentas, mas existem outras formas de arrumar o cabelo menos danosas aos fios. A texturização é uma forma de disfarçar a diferença entre as texturas do cabelo durante esse momento.