4 'comidas saúdaveis' que são, na verdade, ultraprocessados

Dicas para incluir alimentos ultraprocessados de forma equilibrada na dieta.

Você já se deparou com alimentos que prometem ser “saudáveis”, mas escondem uma lista de ingredientes desconhecidos? Não se preocupe, você não está sozinho. Hoje, compartilhamos algumas dicas valiosas para te ajudar a entender como incluir esses itens aparentemente conflitantes em uma dieta equilibrada.

A armadilha dos alimentos ultraprocessados

Geralmente, os alimentos ultraprocessados contêm ingredientes que se afastam das matérias-primas originais e podem ser prejudiciais à saúde se consumidos em excesso.

Mas lembre-se: não existem refeições puramente “boas” ou “ruins”. O segredo está na moderação. É preferível consumir alimentos naturais ricos em nutrientes, mas também podemos incorporar itens altamente processados em nossa dieta de maneira sensata.

Abaixo, separamos os alimentos tidos como “saudáveis”, mas, na verdade, são ultraprocessados. Fique atento!

1. Barras de proteína

Imagem: Canva Pro / Reprodução

Barras de proteína podem ser uma opção conveniente quando você precisa de um lanche rápido e rico em proteínas. O conselho é limitar-se a uma barra por dia.

Escolha aquelas com menos ingredientes, de 2 a 4 gramas de fibra, 15 a 20 gramas de proteína e 250 calorias ou menos.

2. Salsichas vegetarianas e veganas

Imagem: Canva Pro / Reprodução

Se você é vegano, as salsichas vegetais são uma alternativa às salsichas de carne. No entanto, elas podem ser altamente processadas e ricas em sódio.

Já se você come carne, considere salsichas de peru ou frango com baixo teor de sódio, pois são mais ricas em proteínas, com menos aditivos.

3. Kits de salada

Imagem: Canva Pro / Reprodução

Kits de salada simplificam o preparo de vegetais, mas verifique os temperos e coberturas para evitar muitos aditivos. Escolha kits com uma variedade de vegetais, como couve e brócolis.

Consuma apenas metade a dois terços do molho pronto ou prepare o seu próprio com azeite de oliva saudável para o coração, suco de limão, ervas e temperos.

4. Leites vegetais

Imagem: Canva Pro / Reprodução

Embora os leites vegetais tenham ganhado popularidade, eles podem ser mais processados do que o leite de vaca. O leite de vaca é elogiado por seu perfil nutricional, incluindo cálcio e vitamina D.

Se você procura uma alternativa equilibrada, o leite de soja é a escolha mais próxima em termos de perfil nutricional, enquanto a maioria dos leites de nozes é relativamente baixa em calorias e proteínas.

você pode gostar também
Deixe um comentário