Você sabe quais são os benefícios de um longo período sem álcool para seu corpo?
Um mês sem álcool no organismo é importante para observar os benefícios dessa atitude.
Uma prática muito comum na sociedade é beber socialmente com amigos e família. Porém, quando o consumo do álcool passa do limite, no dia seguinte, sentimos as consequências da ressaca. Os sintomas vão desde dores fortes de cabeça a estômago embrulhado. Ou seja, percebemos facilmente as modificações que o álcool pode trazer. Por isso, alguns estudos avaliam os efeitos em longo prazo para a saúde de quem bebe. Surgimento de células cancerígenas, insuficiência cardíaca e diabetes são alguns deles. Pensando nisso, separamos alguns dos benefícios para o corpo ao evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Confira!
Mudanças significativas são observadas com longo período sem consumo de bebidas alcoólicas
Se você tem curiosidade de entender sobre o metabolismo do álcool e os benefícios para o corpo quando não o consumimos, continue a leitura:
1. Energia
Uma das primeiras modificações a ser percebida será a diminuição das bolsas ao redor dos olhos. Além disso, seu cansaço também vai ser menor. Em um mês de pausa, a gordura no fígado reduzirá significativamente, e seu corpo será capaz de eliminar maior quantidade de toxinas. Algumas pessoas podem apresentar perda de peso nesse período. Você se sentirá mais disposto(a) e com melhor qualidade de sono.
2. Fatores psicológicos
Beber excessivamente pode estar associado a fatores que afetam a saúde psicológica. Por exemplo, o nível de ansiedade para pessoas que consomem álcool frequentemente pode ser elevado. Um estudo holandês publicado na revista Personality and Individual Differences avaliou a relação da bebida com fatores psicológicos e percebeu que, da sua amostra, 12% dos consumidores de álcool sofrem da chamada “ansiessaca”.
Além disso, o fator psicológico das atitudes durante a bebedeira pode afetar seus pensamentos. Com isso, ficar um tempo sem beber pode deixar tudo mais leve e tranquilo. Se você já tem ansiedade, isso pode acontecer com mais frequência. Assim, deixar de beber por um tempo é altamente recomendado. Lembramos que a interrupção não pode ser algo pontual! A pessoa deve repensar seus hábitos excessivos e tentar modificá-lo, pois, a cada vez que retornar com a bebida em altas quantidades, terá que refazer todo o processo.