Você coloca panelas na geladeira? Eis os motivos para parar agora
Embora pareça uma opção rápida e prática, ela pode causar grandes prejuízos a sua saúde geral.
O processo de preparo dos alimentos envolve desde a seleção dos ingredientes até o armazenamento. Essa última etapa pode causar certa dúvida em muitas pessoas, pois existem práticas que embora apresentem praticidade, elas também podem gerar prejuízos ao bem-estar. Entenda os malefícios à saúde em armazenar alimentos diretamente das panelas a geladeira.
Armazenamento de comida na geladeira.
Na rotina diária as pessoas nem sempre estão dispostas a realizara as suas atividades principais do dia em muitas etapas. Por exemplo, após o preparo dos alimentos o ideal é colocá-los em recipientes apropriados para o armazenamento e por fim mantê-los refrigerados.
No entanto, nem sempre todos esses passos são feitos e algumas pessoas costumam colocar a panela, na qual a refeição é feita, diretamente no refrigerador. Mas você sabe qual o problema dessa prática?
Ambiente propicio a contaminação
Para garantir a segurança das preparações e possibilitar o consumo prolongado, os recipientes de armazenamento devem deixar de fora a umidade. As panelas não possuem esse isolamento necessário e por isso tornam o ambiente com maior nível de umidade e propicio ao crescimento de patógenos e contaminantes.
Contaminação por metais
As panelas são projetadas para se manter em contato com os alimentos por um curto período, ou seja, apenas durante o preparo das refeições. Quanto maior o tempo de contato, maior a chance de contaminação com os metais presentes nos utensílios.
Além desses dois itens em destaque, há também a possibilidade de alterações no sabor do alimento e redução do tempo útil do utensílio. Assim, mesmo que demande um tempo maior, caso haja sobra dos alimentos preparados, eles devem ser postos em vasilhas ou sacos apropriados.
Lembre-se também que em caso de refrigeração os alimentos preparados devem ser consumidos em até no máximo 72 horas. Isso por que, mesmo quando armazenados corretamente, há chances de desenvolver microrganismos prejudiciais que podem gerar intoxicação alimentar.