Vazamento de conversas? Esse novo recurso pode proteger a sua conta do WhatsApp
De maneira simples o usuário pode garantir maior segurança aos itens enviados.
Dificilmente você conhecerá alguém que não utilize o WhatsApp para se comunicar, pois esse aplicativo ganhou destaque mundial. Além de possibilitar o envio de mensagens de áudio e texto, também permite o compartilhamento de fotos e vídeos entre os contatos.
No entanto, existe uma preocupação entre os usuários sobre a segurança dos conteúdos enviados e recebidos. Para reduzir essa preocupação, a empresa Meta desenvolveu uma nova ferramenta do WhatsApp para aumentar a segurança, além da criptografia, do conteúdo.
Novo recurso de segurança.
A captura de tela é um recurso disponível em celulares e computadores, que possibilita salvar algo em formato de foto. Dessa forma, as falas dos usuários podem ser registradas mesmo sem a sua permissão, o que pode ser usado de maneira mal-intencionada ou descontextualizada.
Certamente, você já viu, em alguma investigação, o uso de mensagens de texto e áudio do aplicativo como prova do caso. Ou seja, tudo que é compartilhado nas conversas pode gerar algum problema judicial, e essa é uma grande preocupação.
Embora exista uma política rígida de segurança no sistema do aplicativo, esse fato ainda não havia sido discutido entre os desenvolvedores. Recentemente, ocorreu uma mudança no cenário com o intuito de garantir maior proteção para seus usuários.
O recurso recém-implementado ajuda a reduzir a possibilidade de compartilhar conteúdos pessoais. Essa ferramenta é o envio com a opção de “Visualização única”. Ao abrir o que foi enviado, a mensagem desaparece instantaneamente e não é permitida a captura dela quando aberta.
Essa mudança funciona para imagens e vídeos. No entanto, o cuidado com conteúdos escritos ou publicados no status deve ser algo pessoal. Ou seja, cada um deve refletir sobre o que deseja compartilhar em público com seus contatos, pois eles podem obtê-los sem a sua permissão.
Além disso, os responsáveis orientam que conversas de cunho pessoal sejam realizadas presencialmente para evitar qualquer equívoco e a publicação de fatos privados. Essas são mudanças simples que podem ajudar a aumentar a sua segurança.