Troque essas 4 frases por outras que vão te incentivar a agir e ter mais assertividade
A influência da linguagem no comportamento é capaz de afetar a maneira como você vê o mundo.
Frases que fazem bem para a saúde mental podem e devem ser proferidas a todo momento. Mas, você sabe quais são elas e qual é o poder da linguagem em sua vida?
Abandone frases que não fazem bem para saúde mental
A maneira como você pensa é fortemente influenciada pela linguagem, que se traduz nos gestos e frases, conhecidas como linguagem verbal e não verbal.
Nesse sentido, quando você usa determinadas frases, determinadas conexões são criadas e você passa a se comportar de certa maneira.
Para quem deseja se tornar uma pessoa melhor, mais forte e autoconfiante, é importante conhecer quais são os padrões de pensamentos que precisam ser mudados, algo que começa pelo que você diz.
Experimente pensar: “O que pode acontecer caso eu faça?”
Antes de afirmar com toda certeza que você não pode ou não deveria fazer algo, adote o hábito de se fazer uma pergunta e pensar no que pode acontecer caso você faça algo.
Essa é uma ótima estratégia de tirar um peso das costas, associado a medos ou autocríticas, e se colocar de maneira mais firme diante das oportunidades da vida.
(Foto: DTAP Clinic | Reprodução)
“Talvez eu consiga fazer isso”
Abandone a crença ou o hábito de dizer que você não pode fazer determinada coisa. Experimente ser mais afirmativo e diga para si mesmo: Talvez eu consiga fazer isso!
Com essa mudança, vai ser possível pensar quais são os caminhos que podem, eventualmente, estar te impedindo de arriscar e conseguir se desafiar e ir além.
“Vamos decidir”
Quando a assertividade é utilizada na frase “vamos decidir”, é possível adotar um comportamento mais dinâmico para, de fato, chegar a uma solução.
Quando você pensa somente no fato de ser preciso tomar uma decisão, sua mente não se dirige exatamente para a ação, o que pode impedir a realização de sonhos em sua vida.
Afinal, é no campo da ação que acontece toda a mágica responsável por transformar pensamento em atitude.
Valide seus sentimentos e experiências
Por fim, experimente abandonar a linguagem de arrependimento, em especial quando você faz algo e pensa: “não deveria ter feito”.
Valide o que você sente, como tristeza, raiva, decepção, mas acolha todas as suas experiências e tire aprendizados e todas essas lições.
Com isso, desenvolve-se a capacidade de trocar frases que podem te paralisar ou te colocar para baixo, para frases que fazem bem para saúde mental e te levam para o campo da ação e da conexão com seus sentimentos.