O outono já chegou e o inverno daqui a pouco está por aí, e você, já está por dentro do que é tendência para a estação esse ano?
Estilistas deram suas cartadas nos desfiles mais importantes do mundo e a partir deles podemos definir o que esperar para o inverno.
As coleções foram dominadas pela simplicidade, funcionalidade e intimidade.
Matérias como algodão, lã, seda e couro são os tecidos mais esperados, em roupas com visual cotidiano.Além da estética dos anos 2000, muito comum nas últimas estações e que continua forte nesse inverno, algumas coleções famosas trouxeram um quê nos anos 1950 e do período pós-guerra.
A simplicidade, aliada à funcionalidade, trouxe de volta roupas que protegem, mas que são práticas. Casacos longos e ombreiras trazem estilo junto aliado à proteção.
Capuzes passam a fazer parte de blusas e vestidos para festas e não apenas moletons para o frio. O preto, o branco e o cinza trazem praticidade para combinações de quem tem pouco tempo para elaborar grandes produções.
Outro item que retorna é a maxibolsa, de tamanhos maiores que os modelos dos últimos anos. Assim como as botas, mais alongadas, quase fundindo às calças.
As coleções também focaram na simplicidade dos modelos, evitando excesso de glamour. Uma combinação simples de calça preta com camisa branca se mostra mais interessante que o excesso de costuras e enfeites.
As barras de calças, saias e vestidos subiram e as fendas aumentaram. A opção por vestidos sem alças também está em alta. Já as bolsas, não as maxibolsas, focaram nas alças únicas.
Os atuais conflitos mundiais e os problemas econômicos que o mundo enfrenta, incluindo a inflação de preços, levou os estilistas a relembrar o período pós-guerra dos anos 1950.
Um clima mais austero, com uma vibe gótica, trouxe formas mais suaves e longe de espartilhos sufocantes. Sobreposições, comprimentos longos e muito preto é o que se espera nesse inverno.
Os tons pasteis também deram as caras nos desfiles de moda pelo mundo, mas trazendo uma imagem mais adulta, simples.
Nos calçados, o preto prevaleceu, em modelos simples, com saltos e tiras com poucos detalhes.
Para os vestidos, a técnica de drapeado está também em alta para esta temporada. Alternativas de tecido, como couro e pelúcia, vêm para despertar os sentidos.
Malhas e tricôs ainda serão uma opção, mas em tramas mais leves e tecidos mais finos. O conforto é o foco para este inverno.