4 sobrenomes brasileiros populares e adorados que já foram alvo de chacota
Alguns dos sobrenomes mais comuns do Brasil já fizeram com que algumas pessoas fossem alvo de piadas. Será que o seu está entre eles?
Entre os sobrenomes mais comuns do Brasil estão alguns que já deixaram os seus donos muito preocupados. O motivo? Eles frequentemente eram alvo de piadas!
Significado de sobrenomes que geram trocadilhos no Brasil
O sobrenome é uma maneira de identificar a sua origem e a sua ancestralidade. No Brasil, o processo para alterar o sobrenome pode ser trabalhoso e, frequentemente, necessita de sentença judicial.
Isso porque é por meio do sobrenome que a sua linha histórica é criada, o que resulta em diferentes direitos e obrigações.
Nesse sentido, algumas pessoas, que carregam alguns sobrenomes que podem ser alvo de trocadilhos certamente já sentiram vergonha e desejo de alterar a sua própria linha genealógica.
No entanto, se antes esses sobrenomes eram alvo de piadas consideradas de mau gosto, hoje tudo mudou. A seguir, veja os significados dos sobrenomes mais comuns – e curiosos – no Brasil.
1. Leite
A quinta série que habita em algumas pessoas pode sentir vontade de brincar com esse sobrenome, do latim lacte, que significa, literalmente “leite”.
Conta-se que esse sobrenome surgiu porque Álvaro Peres, um conhecido cavaleiro, gostava muito de leite quente. Assim, a origem desse nome é portuguesa e a família Leite é tradicional em Portugal.
2. Madeira
Tenha certeza de que a piada que você pensou com esse sobrenome já foi dita para quem os carrega inúmeras vezes. Também de origem do latim, materia, está associado a árvores, carpintaria, entre outros.
Diz-se que a primeira pessoa que recebeu esse nome de família foi Afonso Martins Madeira, em 1290.
3. Rocha
De origem portuguesa, o sobrenome Rocha não tem relação com uma pessoa específica por se tratar de um sobrenome muito antigo.
Relacionado à ideia de um lugar rochoso, o sobrenome Rocha chegou ao Brasil em 1781, graças a Nicolau da Rocha, que veio para Santa Catarina nessa data.
4. Pinto
Este é, com certeza, o mais polêmico da lista, em especial para as pessoas mais jovens que carregam esse sobrenome, muitas vezes, alvo de piadas.
Do latim pinctu, pinctare, está, em verdade, associado a algo ou alguém que está pintado ou manchado.
Considerado um dos sobrenomes mais antigos de Portugal, era o apelido de dom Garcia Mendes de Sousa, porque estava sempre manchado de alguma coisa, seja tinta ou sangue de guerras ou batalhas.