Seus cabelos podem revelar problemas com a sua saúde

Estresse, tireóide, anemia... Diversos problemas com a saúde afetam a saúde dos fios, e muitas vezes você não sabe que está doente e o seus cabelos estão te alertando isso, veja!

0

Estudos mostram que alterações na aparência, textura ou espessura dos cabelos podem indicar problemas de saúde. As vezes você ainda não está sentindo nada, mas os seus cabelos já estão te avisando que pode ter algo errado com o seu corpo.

Alguns sintomas como a queda capilar excessiva, perda de densidade, enfraquecimento e quebra fácil dos fios, falta de brilho, entre outros podem ser indicativos de alguma situação anormal no seu organismo, veja alguns exemplos:

Estresse

Seja qual for o motivo do estress, ele pode surtir efeito nos seus cabelos, seja no aumento da queda dos fios como o surgimento de fios brancos.

Um dos estresses mais vividos aqualmente, foi por pessoas que tiveram coronavírus, elas relataram a perda de cabelo excessiva e médicos explicam que isso acontece pela própria situação estressante de contrair uma doença tão preocupante.

Charlotte Woodward, diretora clínica da River Aesthetics, fala sobre o estresse crônico e oxidativo, que acabam incentivando a produção dos fios brancos. Estes estresses geram danos ao DNA e diminuem a quantidade de células produtoras de pigmentos nos folículos pilosos, fazendo assim surgir os cabelos grisalhos antes do esperado.

Problemas de tireóide

A especialista Charlotte Woodward, explica que as pessoas que têm problemas de tireóide podem perceber a queda de cabelo e também a mudança na aparência dos fios.

Isso acontece porque com o hipotireoidismo, acontece um distúrbio no qual a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos necessários para manter o corpo saúdavel.

Ela complementa: “Isso pode levar à perda de cabelo, bem como a outros sintomas, incluindo fadiga, sensibilidade ao frio, desconforto nas articulações, dor muscular, rosto inchado e ganho de peso. A medicação da tireóide é usada para tratar a doença, que é diagnosticada por um teste de hormônio estimulante da tireóide (TSH)”.

Anemia

É normal ter a queda de cabelos no dia a dia, mas muitas pessoas ao limpar suas escovas ou pentes, quando se deparam com uma quantidade incomum, pode ser sinal de uma anemia.

A alta queda de cabelos pode indicar de que seu corpo está com poucos níveis de ferro.

Deficiência de proteína

Os alimentos com proteína são fundamentais para a nossa saúde e quando eles estão em falta afetam também a saúde do cabelo. Quando estamos com deficiência o corpo nos mostra através da queda de cabelo.

A digestão de proteínas pode ser mais dificil para aqueles que têm problemas gastrointestinais ou que fizeram recentemente uma cirurgia de bypass gástrico.

O mais importante de tudo é: Caso note alguma diferença no seu dia a dia com a saúde dos seus cabelos, procure o auxilio de um profissional da saúde. Para que juntos possam fazer o tratamento adequado para sua situação.

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More