Você sente alguma coceira no couro cabeludo? Saiba quais são os possíveis significados desse sintoma
Descobrindo a causa, você pode tratar o problema precocemente e evitar complicações.
Frequentemente você sente alguma coceira no couro cabeludo? Esse pode ser um sinal além da presença de sujeira, pois pode ser o indicativo de algumas doenças relacionadas. Continue lendo os possíveis significados da coceira no couro cabeludo.
Diversos fatores impactam na saúde capilar e no aparecimento de coceira no couro cabeludo
A Dra. Luciana Passoni, médica tricologista e especialista em transplante capilar, fala um pouco sobre os possíveis significados da coceira no couro cabeludo.
Algumas das causas trazidas por ela são os fatores psicológicos como, por exemplo, ansiedade e estresse. Outras podem se justificar por fatores biológicos, como as infecções fúngicas, dermatite seborreica, piolhos ou alergias. Nesse caso, possivelmente a coceira virá acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão, sensibilidade, descamação ou irritação da pele.
De acordo com a especialista, esses sintomas são comuns e, caso apareçam, devem ser investigados. Além disso, ela não recomenda usar as unhas para aliviar a coceira, pois isso pode formar uma descamação ou ferida na pele permitindo o acúmulo de bactérias causadoras de inflamação, também conhecida como foliculite capilar.
Em alguns momentos, as inflamações podem ser confundidas com espinhas. No entanto, na região do couro cabeludo isso não acontece, portanto, é uma provável foliculite que precisa ser tratada.
De acordo com Passoni, o tratamento é composto por antibiótico oral e shampoo manipulado com antisséptico. É um longo processo que precisa de constância e disciplina. Quando perceber os sintomas, procure por um médico especialista para iniciar o tratamento precocemente.
Como evitar uma nova inflamação?
- Evite lavar os fios com água quente;
- Prefira produtos que não são agressivos à pele do couro cabeludo;
- Mantenha sempre o couro cabeludo limpo e seco;
- Durante a lavagem, não deixe resíduos de shampoo ou condicionador;
- Evite dormir com o cabelo molhado;
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e de comidas gordurosas;
- Procure um profissional especialista para combater o estresse e a ansiedade.