Rotina dos fios: veja 10 erros comuns ao cuidar do seu cabelo no dia a dia

Não lavar corretamente e abusar de tinturas, alisamentos e secadores são alguns dos erros de cuidados com os fios no cotidiano.

0

Além dos cortes periódicos, um check-list de produtos, que inclui máscaras, óleos e vitaminas visam manter a saúde dos fios. Nessa lista, entra também o cronograma capilar, cuja intenção é a nutrição, hidratação e reconstrução do cabelo.

Mas, ainda com toda essa atenção, o brilho e a força da fibra capilar pode já estar comprometida. Para evitar isso, selecionamos 10 erros comuns nos cuidados com o cabelo:

1. Lavar o cabelo à noite

Lavar cabelo

Os cabelos não devem ser lavados à noite ou ao ir dormir, ainda que secando com secador. O recomendado é lavar os cabelos de dia e, se usar o secador, deixar “respirar” por mais três horas no mínimo, a depender da quantidade de fios e comprimento.

2. Não lavar o cabelo com frequência

Para cabelos lisos e ondulados, a recomendação é para que os fios sejam lavados dia sim e dia não. No caso dos oleosos, todos os dias. Por fim, os cabelos cacheados devem considerar o tipo de couro cabeludo para determinar o prazo entre as lavagens.

3. Não eliminar todo excesso de condicionador e máscaras

Os resíduos de cremes devem ser eliminados para manutenção do brilho e saúde do cabelo. O acúmulo desses produtos pode potencializar a disseminação de fungos, além de impedir que demais ativos de tratamento ajam nos fios.

4. Deixar a  toalha molhada na cabeça após o banho

Toalha na cabeça
Toalha na cabeça

O maior mal aqui não é deixar a toalha na cabeça, mas o período em que ela permanece. Isso porque, dependendo do tempo, ela pode abafar o couro cabeludo e favorecer a proliferação de fungos. E em casos mais graves, até causar dermatite seborreica.

5. Esfregar a toalha no cabelo para secar

Com a fragilidade dos fios, o impacto da toalha sobre o cabelo molhado pode quebrá-lo com mais facilidade. Outra coisa é a alteração na carga elétrica dos fios, acarretando em frizz e abertura das cutículas, criando o aspecto de opacidade.

O jeito correto de secar o cabelo é deixar a toalha absorver a umidade por pouco tempo e sem esfregar os fios, apenas com toques suaves. Também, existem toalhas de microfibra que aceleram a secagem e são próprias para esse fim.

6. Usar o cabelo sempre preso

Cabelo preso
Cabelo preso

Ficar o tempo todo com os cabelos presos pode abafar o couro cabeludo e também otimizar a proliferação de fungos. Além disso, a forma em que os fios forem presos pode acarretar na quebra da haste capilar, assim como causar a queda de cabelo.

7. Desembaraçar os fios sem creme de pentear ou leave-in

Cabelos leave-in

Usar o pente ou escova tentando tirar os nós de cabelo sem auxílio de um produto específico para isso pode quebrar os fios e criar pontas ressecadas. Por isso, é recomendado usar cremes de pentear ou leave-in.

8. Pentear sem cuidado

Pentear os fios sem cuidado pode elevar o frizz e o ressecamento, criando pontas duplas ou quebradiças, assim como queda de cabelo. O indicado é pentear o cabelo úmido e com o auxílio de creme para pentear ou leave-in.

9. Não limpar pentes e escovas de cabelo

A recomendação é que se higienize os pentes e escovas de cabelo a cada 15 dias. Com isso, se evita bactérias e fungos que agem diretamente no couro cabeludo.

10. Fazer muitos processos químicos

Tintura cabelo

Processos químicos em exagero podem ser prejudiciais ao cabelo, modificando a elasticidade e resistência. Alisamentos, tinturas, progressivas, usos de secador e chapinha são alguns dos exemplos.

Dessa forma, o indicado é evitar o calor excessivo e adotar uma rotina de cuidados para os fios. Nela, devem ser incluídos, cremes, máscaras de hidratação, óleos etc.

Leia ainda: Cabelos ressecados no verão? Saiba como evitar esse problema

Você pode gostar
você pode gostar também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More