Reviva o passado: 10 nomes de bebês antigos que estão bombando
A lista apresentada a seguir contém alguns dos nomes utilizados atualmente que eram muito comuns antigamente.
A construção da identidade pessoal envolve diversos aspectos, sendo o nome uma parte fundamental dela. Por esse motivo, muitos pais refletem ao longo da gestação sobre o significado e a intenção por trás do nome que escolherão para o registro de nascimento da criança.
Observa-se um comportamento temporal no qual, a cada ano, alguns nomes são escolhidos com maior frequência para os bebês. Recentemente, nomes antigos têm ganhado popularidade e voltado ao cenário moderno. Portanto, destacamos os nomes antigos que estão sendo repetidos na atualidade.
Repetição de nomes antigos
Uma das primeiras coisas que as pessoas costumam mencionar ao se apresentar é o nome. Dessa forma, o nome tem um peso significativo ao longo da vida do indivíduo. Nesse contexto, essa decisão, tomada pelos responsáveis, é frequentemente refletida sob vários aspectos.
Muitos pais consideram o significado, a sonoridade e a escrita do nome antes de fazer a escolha final, para que a decisão seja a mais assertiva possível. Além disso, em alguns casos, outros fatores são levados em consideração, como, por exemplo, a homenagem a algum familiar.
A homenagem aos membros antigos da família faz com que alguns nomes dos anos anteriores retornem, seja como primeiro ou segundo nome das crianças.
Pensando nisso, destacamos a seguir dez escolhas de nomes antigos que voltaram a moda:
Eva
Presente na Bíblia, Eva é descrita como a primeira mulher criada por Deus. Com origem na palavra hebraica “Hawwâh”, esse nome significa “vida”.
Caetano
A cidade localizada na região de Lácio, na Itália, conhecida como Caieta ou Gaeta, é a origem do nome. Além disso, o seu significado em latim, “caetus”, corresponde à tradução de “poço” ou “caverna subterrânea”.
Letícia
Com uma sonoridade encantadora e um significado poderoso, o nome Letícia vem ganhando popularidade desde 2010. Ele deriva do termo latino “Laetitia”, simbolizando uma mulher cheia de alegria e que irradia felicidade.
Francisco
Existem duas possibilidades para essa escolha! Uma é a associação com a figura do santo São Francisco de Assis, que pode ser interpretada como alguém de espírito generoso. A outra interpretação é de origem latina “Franciscus”, que significa “Francês” ou “Livre”.
Helena
Presente nos contos de mitologia grega, esse nome é utilizado para se referir à filha de Zeus, que é considerada a mais bonita do mundo.
Carlos
Um nome tradicional, Carlos teve seu ápice no Brasil nos anos 1950 e depois perdeu popularidade. Atualmente, está reconquistando espaço. Originado do alemão “Karl”, seu significado é “homem livre”.
Heloise
Apesar de sua antiguidade, Heloise soa contemporâneo. Originário da forma “Louise”, popular na era medieval, no Brasil evoluiu para “Luisa”. Heloise e suas variantes se distinguem com um significado relacionado à “boa saúde” ou “ampla saúde”.
Benício
Muito buscado em 2021, esse nome era popular no Brasil entre os anos 1940 e 1960. Originário do latim, Benício traduz-se como “aquele que prospera”.
Maria
Este nome icônico é o mais escolhido para meninas no Brasil, principalmente nos anos 50 e 60, com milhões de registros. Vindo do hebraico, Maria traduz-se como “soberana” e é valorizado por ser o nome bíblico da mãe de Jesus. Além disso, é versátil para diversas combinações.
Vicente
O nome Vicente, originário do latim “Vincentius”, tem como significado “aquele que vence” ou “conquistador”. Derivado do verbo “vincere”, indica ação de superação.
Popular entre os primeiros cristãos, ele é usado na Inglaterra desde o século XIII e chegou a Portugal em 1172. Durante o século XVIII, a variante “Vincente” era comum em terras portuguesas.