“Retinol da Natureza” a nova moda natural contra o envelhecimento da pele
Existem muitos dermocosméticos que auxiliam contra o envelhecimento da pele, mas este ingrediente à base de plantas está ganhando cada vez mais destaque no mercado.
Destaque entre os produtinhos de beleza que auxiliam a minimizar os efeitos da idade, o retinol é irmão da Vitamina A e tem forte ação rejuvenescedora. A substância estimula a produção de colágeno e torna a pele mais firme, por isso, é recomendada para quem deseja atenuar as linhas de expressão e tratar a flacidez.
Porém, tudo que é em excesso pode causar danos e o mesmo vale para o retinol. Os dermatologistas alertam que o ativo pode causar alguns efeitos colaterais, como vermelhidão e ressecamento.
Mas um novo queridinho tem ganhado espaço no mundo da beleza e ele se chama “Retinol da Natureza”. O ingrediente que é à base de plantas tem sido bastante utilizado nos produtos dermocosméticos, onde mostrou incriveis resultados contra os mecanismos celulares do envelhecimento facial e também se adaptou muito bem às peles sensíveis.
O nome da substância se chama Bakuchiol, e foi estudado pelo International Journal of Cosmetic Science que constatou que o famoso retinol natural possui alta eficácia antioxidante.
O bakuchiol é um fitoquímico extraído das folhas e caules da planta Psoralea Corylifolia, usada a muitos anos na medicina ayurvédica e tradicional chinesa. A dermatologista Jordan Carqueville explica que a substância auxilia no aumento de produção de colágeno, fazendo com que pele fique mais firme e encorpada.
“À medida que envelhecemos, nossos fibroblastos tornam-se senescentes, então param de produzir tanto colágeno. Quando você usa tópicos como esses, você estimula essas células a se tornarem vivas novamente… Isso significa que você está cultivando novas células e sua pele fica mais elástica e firme”, explicou a especialista para o site Today.
Ainda assim, o componente não apresenta os mesmos efeitos colaterais que o retinol, tornando-se uma alternativa ideal para quem tem a pele sensível.
É importante salientar que o bakuchiol não é um retinol. Isso significa que o fitoquímico sózinho, não oferece todos os mesmos resultados à pele, apenas apresenta uma ação semelhante.
Porém, existe já a venda de dermocosméticos que combinam as duas composições que trazem o melhor para a sua pele, mas não se esqueça de consultar sempre um Dermatologista!