Reduza o sal da sua alimentação com essas ervas aromáticas fazendo o bem pra sua saúde!
O sal em excesso pode ser um grande vilão no seu organismo, saiba como diminuir o consumo, trocando por ervas aromáticas.
O consumo excessivo de sal pode trazer diversos problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardíacas, problemas nos olhos e até mesmo nos rins. Felizmente, existem muitas ervas aromáticas que podem ser usadas para adicionar sabor aos alimentos, fazendo com que a gente diminua ou até suspenda a adição de sal em nossos preparos.
Aqui estão algumas das ervas mais populares para substituir o sal na culinária:
Manjericão
O manjericão é uma erva aromática comum na culinária italiana e é conhecido por seu sabor adocicado e aromático. Ele pode ser usado em uma variedade de pratos, incluindo massas, molhos, sopas e saladas.
Orégano
O orégano é uma erva com sabor forte, comumente usado em pratos mexicanos, italianos e gregos. Ele pode ser usado em pizzas, molhos de tomate, ensopados e sopas. Tem gente que usa até mesmo para temperar carnes. O que poucos sabem é que o orégano é um ótimo combatente da asma e de dores relacionadas a artrite e artrose porque tem ação anti-infamatória.
Alecrim
O alecrim é uma erva aromática com sabor forte e amadeirado, comumente usado em pratos de carne e batatas assadas. Excelente para usar como tempero em peixes ou carnes brancas. Sem falar que é um ótimo remédio natural para digestão e combate de enxaqueca.
Sálvia
A sálvia tem um sabor terroso e ligeiramente amargo e é comumente usada em pratos italianos e franceses. Ela pode ser usada em pratos de carne, massas e sopas.
Tomilho
O tomilho tem um sabor fresco e levemente picante e é comumente usado em pratos de carne, ensopados e sopas. Ele também pode ser usado em molhos e pães.
Confira esta ilustração que dá dicas de onde utilizar ervas aromáticas:
Um tipo de tempero industrializado muito usado são os caldos de carnes, aqueles cubinhos que vem em pacotinhos, porém eles possuem um alto teor de sódio. Mas você pode substituir pelo seu próprio tempero caseiro, veja:
Caldo Natural de Cebola, Cenoura e Pimentão
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite;
1 cebola picada;
1 cenoura picada em cubos pequenos;
1/2 pimentão em cubos;
1 colher de café de sementes de chia.
Preparando:
Em uma frigideira coloque o azeite, deixe aquecer e adicione a cebola, cenoura, pimentão e as sementes de chia deixando reforgar por aproximadamente 10 minutos. Quando a cebola estiver dourada, retire do fogo, deixe dar uma leve esfriada e bata tudo no liquidificador até formar um puré.
Para guardar, coloque a mistura em forminhas de gelo e deixe no congelador para que solidifique.
Depois de congelada, o tempero caseiro poderá ser usado sempre que necessário.