Receita original italiana de molho de tomate caseiro direto para sua mesa

Receita de molho de tomate caseiro: controle de ingredientes, sabor personalizado e economia financeira.

Se você está em busca de uma receita de molho de tomate caseiro, fresco e autêntico, confira o passo a passo para preparar um delicioso molho que pode ser usado em diversos pratos.

Fazer seu próprio molho de tomate oferece inúmeras vantagens, como controle total dos ingredientes, personalização de sabores e a possibilidade de aproveitar ao máximo os nutrientes dos tomates frescos.

Benefícios de fazer seu próprio molho de tomate

Uma das principais vantagens é o controle dos ingredientes, evitando aditivos, conservantes e excesso de sódio presentes em produtos industrializados. Você também pode personalizar o molho de acordo com suas preferências, adicionando alho, cebola, ervas, especiarias ou um toque picante.

Aproveitando Tomates Frescos

Outra vantagem é o uso de tomates frescos, garantindo a ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes presentes nessa fruta. Muitas pessoas optam por essa estratégia para evitar o desperdício, aproveitando tomates maduros que estão quase estragando para fazer molho.

Economia Financeira

Fazer seu próprio molho de tomate pode economizar dinheiro em comparação com a compra de produtos prontos no mercado.

Vamos à receita

Imagem: Reprodução

Ingredientes

  • 1 quilo de tomates tipo Débora;
  • 1 punhado de manjericão fresco;
  • 1/2 xícara de chá de azeite extravirgem;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de sal.

Preparação

Lave bem os tomates e reserve os mais maduros, vermelhos e firmes. Corte os tomates em quatro partes, eliminando partes escuras ou danificadas. Cozinhe os tomates em uma panela com a tampa por 15 minutos para amolecê-los, mexendo ocasionalmente. Reserve.

Em outra panela, adicione o azeite e descasque os dentes de alho, fazendo cortes verticais sem dividi-los ao meio. Deixe os dentes de alho dourarem no azeite. Lave as folhas de manjericão e adicione-as à panela com o azeite e o alho. Mexa e desligue o fogo.

Usando uma peneira, retire toda a polpa dos tomates, separando as sementes e a pele. Não utilize um liquidificador para obter um molho mais consistente.

Coloque a polpa na panela, ajuste o sal e cozinhe por duas horas sem tampar. Agora você tem um molho de tomate caseiro perfeito para suas receitas. Bom apetite!

você pode gostar também
Deixe um comentário