Queda de Cabelo Feminino: Causas, Tratamento e Dicas

Conheça os motivos mais comuns, saiba como prevenir e tratar, e descubra os melhores produtos para a queda de cabelo.

0

Temida por todas as mulheres e enfrentada por algumas, a queda de cabelo é um problema que pode ser causado por diversos fatores. Para descobrir como se livrar desse mal, o primeiro passo é investigar o que está provocando a alopecia.

As causas podem ser inúmeras: estresse, genética, anemia, problemas na glândula tireoide, distúrbios hormonais, anticoncepcionais, deficiência de vitaminas, químicas (coloração, alisamentos, etc.), uso de certos medicamentos, pós-parto, clima, entre diversos outros motivos.

É importante destacar que alguns fios caem naturalmente enquanto outros nascem, e esse processo de renovação é saudável. Apenas quando essa queda é excessiva (mais de 100 fios por dia), é necessário procurar tratamento específico para ela.

Tratamentos

Se você perceber que precisa buscar tratamento, comece procurando um médico especializado no assunto, o dermatologista. Muito provavelmente, o profissional vai indicar alguns exames e fazer algumas perguntas para determinar a causa da queda de cabelo.

A falta de ferro no sangue, por exemplo, é um motivo bastante recorrente. Nesse caso, uma mudança nos hábitos alimentares é capaz de resolver o problema, às vezes combinada com remédios para repor o ferro no organismo. Em outras situações, pode ser necessário o uso de outros tipos de remédios e/ou de produtos específicos para queda.

Por isso, quando notar que seus fios estão caindo em excesso, é importante não se autodiagnosticar, e sim procurar um médico. Só assim você vai ter a certeza de que está tratando o problema de forma correta.

A seguir, daremos algumas dicas para evitar a queda de cabelo e manter os cabelos mais fortes e saudáveis.

Alimentação: o recomendado é ingerir com regularidade alimentos ricos em proteína e em selênio. Essas substâncias podem ser encontradas em produtos de origem animal (proteína) e em castanhas (selênio), como a castanha do Pará.

Truques caseiros: a babosa ou aloe vera é um excelente produto natural para evitar a queda, além de deixar o cabelo mais bonito e brilhante. Em um liquidificador, bata meio copo d’água com uma folha de babosa. Aplique no couro cabeludo com um algodão e deixe agir por 24 horas antes de enxaguar. Repita o processo a cada 15 dias.

Produtos: alguns produtos também podem ser bons aliados para deixar o cabelo mais forte, saudável, e menos propenso à queda. Confira a lista que preparamos abaixo com sugestões de shampoos indicados para esse fim:

  1. Shampoo Proteção Contra Queda, da Head & Shoulders.
  2. Shampoo Antiqueda Kerium, da La Roche Posay.
  3. Shampoo Equilíbrio Queda Raiz Oleosa, da Acquaflora.
  4. Shampoo Plants Antiqueda, da Ox.
  5. Shampoo Complex Fortalecimento Total, da Phytoervas.
  6. Shampoo Treatment Scalp Force, da C.Kamura.
  7. Shampoo Energizante Dercos, da Vichy.
  8. Shampoo Controle de Queda, da Pantene.
  9. Shampoo Complex Care Mirtilo Antiqueda, da Lowell.
  10. Shampoo Rejuvenescedor Rapunzel, da Lola Cosmetics.
Queda de Cabelo Feminino: Causas, Tratamento e Dicas
Avalie este artigo

você pode gostar também