Quantas vezes você deve lavar o cabelo semanalmente?

Essa dúvida costuma surgir com frequência em pessoas que estão iniciando o processo de tratamento capilar.

A frequência para higienização das madeixas costuma ser uma questão polêmica entre especialistas, principalmente porque essa não é uma resposta que pode ser dada com exatidão. Existem variáveis envolvidas como os tipos de fio e as características do couro cabeludo. Porém, existem algumas regras básicas que todos devem estar cientes. Por isso, confira o que especialistas dizem sobre a frequência de lavagem semanal dos cabelos.

Frequência de higienização capilar semanal

Existem algumas variáveis sobre a frequência de lavagem semanal dos cabelos. São elas:

Tipo de couro cabeludo

Pessoas que possuem um couro cabeludo mais oleoso necessitam de uma lavagem capilar com maior frequência, especialmente quando atividades físicas fazem parte da sua rotina ou se a pessoa passa um bom período exposta ao sol.

Já pessoas com couro cabeludo sensível ou ressecado devem evitar essa prática.

Higiene

A falta de higiene é um importante fator para desenvolvimento de problemas capilares e doenças mais sérias. O excesso de suor, somado aos resíduos de poluição e secreção, podem estimular foliculites, caspa e coceira, e a consequência é a queda acentuada dos fios.

Lavar o cabelo diariamente é um problema?

Não. Na verdade, a depender da forma como é feito, pode ser a solução. Isso acontece, pois, após um longo dia, o cabelo naturalmente acumula resíduos, e não lavá-los pode contaminar objetos – como travesseiros – e pode causar os problemas citados acima.

Porém, esse processo deve ser feito com cuidado, para evitar o efeito rebote. Para lavar diariamente de forma correta, você precisa ter alguns aspectos em mente. Entre eles:

  • Dormir com o cabelo molhado pode facilitar o desenvolvimento de micoses. Por isso, caso lave o cabelo à noite, sempre passe o secador ou espere secar naturalmente;
  • O excesso de água aquecida pode estimular a dermatite seborreica. Por isso, evite lavar o cabelo com água quente diariamente;
  • Opte por produtos menos agressivos, sem muitos agentes seborreguladores e livre de sulfatos.
você pode gostar também
Deixe um comentário