Qual é a frequência ideal para cortar os cabelos e mantê-los saudáveis?
Descubra de quanto em quanto tempo é preciso cortar os fios para que eles fiquem com um aspecto saudável e bem alinhados.
Quem quer ter cabelos longos sabe que não basta abandonar os fios e deixá-los crescer livremente por toda a eternidade. De tempos em tempos, é preciso ao menos “tirar as pontinhas”. Mas, afinal, qual é a frequência necessária para cortar os cabelos a fim de que eles se mantenham sempre saudáveis? Descubra agora.
Qual a frequência ideal para cortar os cabelos?
Foto: Freepik
Os cabelos estão expostos a danos constantemente, seja pelo uso do secador, seja pelo uso da chapinha, por excesso de fricção ou até por causa dos raios solares. Os fios acabam ficam ressecados e com pontas duplas. Evitar isso exige visitas frequentes ao salão para retirar as partes já comprometidas.
Segundo especialistas, a frequência ideal dessas visitas varia de pessoa para pessoa, afinal, o grau de exposição aos danos pode variar, assim como a velocidade de crescimento dos cabelos. No entanto, sabe-se que o tempo médio que o cabelo de uma pessoa cresce é de 1 centímetro por mês.
Com base nessa informação, você pode decidir se quer tirar esse comprimento mensalmente ou se deseja esperar cerca de 2 a 3 meses para eliminar alguns centímetros de uma vez. Caso queira deixar suas madeixas mais longas, espere alguns meses, e então corte. Para fios saudáveis, é possível ficar até um ano longe do salão sem problemas.
Caso queira manter um curtinho bem aparado, a frequência ideal varia entre 3 e 6 semanas. Assim, além de parecer saudável, ele estará com o corte bonito e bem alinhado.
Vale lembrar que o tipo do cabelo também pode influenciar nesse decisão. Cabelos muito finos tendem a parecer sem volume quando ficam muito longos e há muito tempo longe das tesouras. Cortá-los ajuda a devolver leveza e deixa-o muito mais bonito.
Crescimento mensal e a decisão de cortar a cada mês, os cabelos crescem aproximadamente 1 centímetro. Enquanto alguns optam por cortar esse excesso mensalmente, outros podem esperar vários meses. A questão é: quando é o momento certo para aparar as pontas e garantir os fios saudáveis?