Conheça os benefícios dos palavrões para a sua vida social
Mesmo não sendo visto socialmente como algo positivo, muitas pessoas usam palavrões.
Algumas pessoas geralmente são rotuladas como mal-educadas por se expressarem muito e isso nem sempre é uma verdade. Estudos apontam que as pessoas ao falarem além do que devem, como os palavrões, por exemplo,geralmente se sentem mais poderosas socialmente. Principalmente quando utilizam expressões vistas como arrogantes e indelicadas. Confira mais sobre quais os benefícios dos palavrões na sua vida!
Leia mais: O que fazer quando uma criança começa a xingar? Veja como lidar com ela
O vocabulário de palavrões é uma ferramenta utilizada por algumas pessoas.
A pesquisa foi desenvolvida pela Universidades da Suécia e do Reino Unido. Tratou-se de uma revisão de pesquisas já realizadas, captadas em base de dados. Ao final do levantamento a amostra contou com 100 estudos acadêmicos que avaliaram os efeitos de dizer asneiras. O resultado final foi publicado na revista científica ScienceDirect.
De acordo com os cientistas, o uso do palavrão, diferente das outras formas de linguagem, geram feitos que ainda não foram estudados. Isso impacta no corpo por meio de respostas fisiológicas, cognitivas, emocionais e analgésicas.
Dos artigos avaliados um apresentou como conclusão que as mensagens enviadas cujo conteúdo continha algum palavrão possuíam mais credibilidade.
Outro estudo confirmou que o uso de palavrões pode gerar uma construção de vínculo social. Isso porque ao utilizar essas expressões o indivíduo passa uma sensação de mais leveza entre amigos e ao mesmo tempo sabe ser educado nos ambientes profissionais.
Além desses fatores foi também associado esse vocabulário a redução na percepção de dores. Esse fato foi avaliado com o recurso de imersão das mãos em água gelada. Todos os participantes que utilizaram um palavrão nas falas, conseguiram manter por mais tempo as mãos na água.
Embora essas pesquisas tragam resultados positivos algumas sociedades, dependendo da cultura, não irão ver de forma positiva comportamentos ofensivos. Por isso, entender o contexto antes de se expressar de forma livre é fundamental.