Se você usa secador, chapinha, babyliss, qualquer fonte de calor ou mesmo se pretende se expor ao sol o protetor térmico é um produto indispensável para você. Mas você conhece esse produto e sabe como escolher o ideal para o seu cabelo?
Antes de mais nada, é preciso entender que os fios ficam danificados quando expostos a altas temperaturas, sejam elas solares ou vindas de fontes elétricas e a proteção é sempre indispensável para não comprometer a saúde e a aparência das suas madeixas.
O protetor térmico vai ajudar a umidade interna do fio, revestido e protegendo das altas temperaturas. Isso vai evitar o excesso de quebra, pontas duplas e o ressecamento. Os danos da fibra capilar podem ser tão intensos que podem levar a uma redução da sua massa.
Quando é mais importante usar o protetor térmico?
Na realidade, não existe uma época do ano em que ele se faça mais necessário o uso desse produto. Durante o verão, o protetor térmico é importante para evitar os danos causados pela exposição ao sol, especialmente durante banhos de piscina e de mar.
Já nas épocas de mais frio, existe uma maior tendência ao uso de secadores, chapinhas e outras ferramentas térmicas, tornando o protetor indispensável também nesta fase.
Qual protetor térmico usar nos meus cabelos?
Existem vários tipos de protetores térmicos. O tipo que você irá escolher depende do seu tipo de cabelo, bem como do efeito que deseja dar à finalização das suas madeixas.
Existem vários tipos de produtos, para cada tipo de cabelo: cacheados, crespos, lisos, tingidos, secos, ressecados. O ideal é buscar um protetor térmico indicado para o seu caso.
De forma geral, o produto em spray é indicado para cabelos mais finos ou para quem gosta de um look mais soltinho. Já a versão em creme para os fios mais grossos.
Vale ressaltar que não existe uma frequência exata que o protetor deve ser utilizado, o recomendado é que ele seja aplicado sempre antes de uma exposição intensa ao sol ou do uso do secador, da chapinha ou do babyliss.