Primeiro corte de cabelo do bebê: Como e quando fazer?
Esse é um momento muito importante para os pais, mas é preciso prudência.
Todos os primeiros eventos que acontecem com um bebê são sempre motivo de muita alegria. A primeira risada, o primeiro banho, o primeiro dente, a primeira andada, as primeiras palavras… Mas também o primeiro corte de cabelo. É sempre uma ocasião especial para os pais. No entanto, é preciso se cercar de cuidados para não machucar a criança. Saiba aqui como e quando deve ser o primeiro corte de cabelo do bebê para tornar este momento mágico.
Como cortar pela primeira vez o cabelo do bebê?
É imprescindível que o primeiro corte de cabelo do bebê aconteça sob as mãos de um profissional. Obviamente, tem que ser feito com tesoura com um manejo cuidadoso.
Como o bebê pode se assustar e se afligir com o instrumento na sua cabeça, é importante distraí-lo com brinquedos e gracejos.
Não existe um tipo de corte específico para a primeira vez. A única possibilidade é um corte simples e higiênico que apare os fios.
O primeiro corte traz o objetivo de proporcionar saúde e bem-estar para o bebê, garantindo que ele tenha um cotidiano com maior qualidade de vida.
O uso de tesouras com pontas arredondadas e uma limpeza adequada da cabeça e do pescoço do bebê durante e após o corte são fundamentais.
Também é importante que o corte aconteça envolvendo duas pessoas. Uma delas deve ser o pai, mãe ou responsável, para ajudar a manter a criança tranquila.
Quando é o momento mais adequado para fazer o primeiro corte no bebê?
O primeiro corte de cabelo do bebê deve ser feito quando ele tiver entre 4 e 6 meses de vida. Isto porque, nesta fase, ele já consegue manter a cabeça erguida sozinho enquanto é segurado no colo.
Além disto, não há tanto estranhamento com ambientes externos, caso o procedimento aconteça num salão. Há salões especializados em cortes de bebês e crianças pequenas.
A variação é possível para os dois critérios. Tem a ver com cada bebê. Às vezes um bebê não consegue manter a cabeça firme ainda no 4º mês, mas mantém no 6º.
Então, os pais podem esperar mais um pouquinho e, claro, sempre observar como os bebês se desenvolvem. O momento de cortar o cabelo pela primeira vez não tardará e será inesquecível. Melhor ainda se for registrado em fotografia ou vídeo.