Potentes aliados: descubra os ácidos para os cuidados com a pele
Conheça as diferenças entre os ácidos indicados para cuidar da pele e como eles atuam no tratamento a favor da beleza.
A dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Cíntia Guedes, explica o que são e para que servem alguns ácidos muito utilizados no skincare.
Apesar de a maioria deles serem comuns em farmácias, alguns podem causar reações alérgicas e descamações. Por isso a consulta prévia a um dermatologista é importantíssima.
Além disso, para garantir o resultado que cada produto oferece, o dermatologista indicará qual o melhor tratamento a ser seguido.
Ácido hialurônico
Presente naturalmente na pele, ajuda na hidratação e retenção de água. Normalmente combinado com vitamina C, as aplicações são realizadas na derme, a segunda camada da pele.
Ácido ascórbico
Já a famosa vitamina C é o que temos com o ácido ascórbico. Presente em diversas frutas, é um poderoso antioxidante, tanto ingerida quanto aplicada na pele.
Dermatologistas recomenda sua aplicação sobre a pele duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite. Tem efeito rejuvenescedor.
Ácido ferúlico
Presente em diversos cremes e séruns, é um potente antioxidante e pode ser utilizado com a vitamina C, recomendado também a partir dos 25 anos, assim como o ácido ascórbico.
Ácido azelaico
Derivado de cereais, pode ser encontrado em diferentes concentrações. Como atua como anti-inflamatório, é muito utilizado em casos de acne e para clarear manchas. Utilizado por gestantes para controlar acnes.
Ácido glicólico
Tem uma função um pouco maior de hidratação, segundo a médica. Usado no tratamento de rugas e estrias, pode ser utilizado também para regiões mais espessas, como cotovelos e joelhos.
Ácido kójico
Usado como despigmentante, ele bloqueia a formação de melanina, que dá a pigmentação na pele, portanto é muito usado em tratamentos de melasma.
Ácido lático
Atualmente é pouco comum, mas é utilizado como hidratante, para renovação celular, para deixar a pele mais brilhante, luminosa.
Ácido salicílico
Comum no tratamento de acne, ajuda a afinar a pele e permite a aplicação e melhor absorção de outras substâncias no tratamento. Usado também para tratamento de dermatites e psoríase, usado em clínicas para peeling.
Ácido retinóico
Associado a outros ácidos, é utilizado para reduzir rugas. Derivado da vitamina A, é fotossensível, então deve ser utilizado à noite ou em períodos sem exposição solar.
Ácido mandélico
Utilizado em todos os tipos de pele, ajuda a reduzir manchas, além de deixar a pele mais bonita e luminosa.