Por que os cotovelos são mais ressecados?

Tanto os cotovelos como os joelhos são áreas que precisam de mais atenção na hora de hidratar e os dermatologistas explicam para nós o motivo.

0

Hidratar o corpo é necessário e fazer uso de hidratantes corporais é obrigatório para a saúde da pele. A pele é uma das partes mais importantes do nosso corpo, e sua função é barrar o acesso de microorganismos a nosso organismo. Sendo assim, a saúde da pele é de suma importância para nós. Muitas vezes, não damos a devida atenção, e por esse motivo, ela acaba se ressecando e ficando com a aparência áspera e enrugada.

Porém, duas áreas específicas como os cotovelos e os joelhos, mesmo com os cuidados diários, tendem a ficar ásperos e secos e isso não é incomum.

A Dermatologista Cláudia Sandri explica que o cotovelo “É uma área naturalmente mais ressecada, com menos glândulas sebáceas. Além disso, os cotovelos sofrem mais atrito como, por exemplo, apoiar os braços em uma mesa e também atrito das roupas. Em resposta, o organismo ‘engrossa’ mais a pele dessa região, como forma de defesa, tornando a pele mais ressecada e às vezes com coloração mais escura”.

Situações do dia a dia podem também deixar os cotovelos ainda mais ressecados, como por exemplo: o apoio sobre superfícies, banhos quentes, sabonetes que não possuem hidratantes, alguns alimentos e para quem sofre com a diabetes.

Quais cuidados podemos ter com os cotovelos?

O primeiro passo é hidratar o corpo, na área do cotovelo, com hidratantes corporais. Isso pode ser feito usando uma loção corporal, óleo corporal ou óleo de banho. É importante usar hidratantes que sejam feitos com ingredientes naturais, pois eles são mais seguros para a pele e não causarão irritação.

Além de hidratar a pele, é importante exfoliar a área do cotovelo regularmente, pois isso ajudará a remover a pele seca e possíveis descamações da área. Existem muitas maneiras de exfoliar a pele, como esfregar a área do cotovelo com uma esponja natural, bucha ou com cremes próprios de esfoliação.

Para evitar a pele seca e rachada, é importante beber muita água durante o dia. A água hidrata ajuda a manter a elasticidade da pele.

Também é importante usar roupas largas e confortáveis, especialmente nas áreas do cotovelo e do ombro. Isso ajudará a evitar o atrito na pele e ajudará a manter a pele hidratada.

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More