Pintar o cabelo com papel crepom: faz mal ou não?
O papel crepom pode causar sérios danos, segundo especialistas.
Facilmente encontrado em papelarias e lojas com preço acessível, o papel crepom é utilizado em trabalhos escolares e artesanais. No entanto, também tem sido uma alternativa para fins cosméticos, principalmente entre pessoas mais jovens. O uso do crepom tornou-se uma prática tão costumeira de tingir os cabelos que ninguém acredita que faça mal. Por isso, especialistas respondem de uma vez por todas à dúvida se pintar o cabelo com papel crepom faz mal mesmo ou não. Confira a seguir.
Como as pessoas pintam o cabelo com papel crepom?
Com o papel crepom da cor de sua preferência, as pessoas que desejam colorir os fios o colocam em tiras em um balde com água quente. Em minutos, a tinta se separa do papel. Então, aplica-se esta água nos cabelos e deixa a cor se fixar por cerca de quinze minutos.
Depois, basta secar os fios com toalha ou secador. O efeito da coloração nova tirada do papel dura até três lavagens. Por esta razão, as pessoas não acreditam que faça tanto mal.
No entanto, o que os especialistas revelam é que esta prática causa sérios danos ao cabelo, comprometendo sua saúde.
Por que pintar o cabelo com papel crepom faz mal?
Sem prejuízos aparentes, já que sai rápido, o papel crepom pode trazer complicações à saúde dos cabelos a longo prazo. Isto porque ele é agressivo, no sentido de deixar o cabelo extremamente poroso e acelerar um severo ressecamento dos fios.
Segundo especialistas, o papel crepom contém substâncias que não são aptas para a coloração capilar. Em vez disso, ele tende a ressecar os fios, deixando-lhes opacos, com frizz e pontas duplas e sem movimento.
Por essa razão, saiba que é fundamental ir a um profissional corrigir estas horríveis consequências ou mesmo evitar e fazer a tintura adequada.
Além disso, a prática de pintar os cabelos com crepom pode afetar o couro cabeludo. A tintura do material pode provocar alergias, dermatites e foliculites no couro cabeludo. Ao ter reações como essas, é fundamental ir ao médico.
A fácil disponibilidade, além do preço barato, não compensam os prejuízos que o papel crepom faz à nossa saúde. Importante, então, não se aventurar em colorir seus cabelos com ele. Fique atento (a)!