Parei com o Anticoncepcional, e agora?

Entre prós e contras, muitas mulheres fazem o uso do Anticoncepcional e as vezes tomam a escolha de parar com o medicamento e surge a dúvida: Como o corpo reage com a suspensão do remédio?

0

As mulheres contam com diversos tipos de anticoncepcionais atualmente, sendo eles: os hormonais, de barreira, de longa duração, entre outros. Cada um desses métodos tem suas vantagens e desvantagens, e é importante que a mulher conheça os principais para poder escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades.

O composto trouxe a liberdade para a mulher: a liberdade de escolher o momento certo para a maternidade. Além disso, auxilia em outros tipos de tratamentos como problemas de pele, menstruação desregulada, endometriose, câncer de ovário, câncer de mama, câncer de endométrio, entre outros.

Porém, existem alguns efeitos colaterais que podem surgir com o uso do anticoncepcional. O corpo da mulher sofre uma alteração na concentração de hormônios com o uso do método, e assim, algumas mulheres podem apresentar alguns sintomas, como: aumento de peso, dores de cabeça, aumento de acnes, enxaqueca, dores nas mamas, tonturas, dores nas articulações, dores nas extremidades, enjoo, edema, alterações no humor, alterações no ciclo menstrual, câimbra, problemas de visão, fadiga, entre outros.

E na maioria das vezes, por conta dos efeitos colaterais, muitas mulheres desistem de continuar com um dos métodos anticoncepcionais.

Como o corpo reage com a suspensão do remédio?

Após a suspensão do anticoncepcional, existe a possibilidade de que o corpo da mulher sofra algumas alterações. Isso porque o organismo se acostumou ao hormônio artificial e, portanto, pode ter dificuldades para readaptar-se à presença dos hormônios naturais novamente.

Existem alguns sintomas que podem surgir com a suspensão do anticoncepcional, como:

Risco de Gravidez

O principal efeito quando se para com o método anticoncepcional é a possibilidade de engravidar. A ausência dos hormônios leva ao reaparecimento da ovulação, de modo que a fertilidade volte ao normal.

Irregularidade nas Menstruações

Outro efeito que pode ocorrer é a alteração nos ciclos menstruais. Com a suspensão do anticoncepcional, os ciclos podem ficar mais irregulares e até mesmo desaparecer por algum tempo.

Dores no corpo (cabeça, pernas, seios, articulações)

Algumas mulheres também podem sentir dores no corpo, isso ocorre porque o anticoncepcional afeta a circulação sanguínea.

Problemas de Pele

Outro efeito que pode surgir com a suspensão do anticoncepcional é a alteração da pele. Isso porque o hormônio artificial presente no método anticoncepcional pode ter um efeito regulador sobre a pele, e a falta dele pode fazer com que ela fique mais oleosa ou apareçam manchas e acnes.

Alterações no Humor (Ansiedade e Depressão)

Outro sintoma que pode surgir é a alteração do humor, que pode ficar mais sensível e instável. Isso ocorre porque o anticoncepcional também regula os níveis de hormônios no organismo, o que pode afetar o humor da mulher.

A suspensão do anticoncepcional pode ser feita a qualquer momento, sem a necessidade de nenhum tipo de tratamento específico. Caso a mulher queira engravidar, é importante que fique atenta aos sintomas que o corpo poderá apresentar e, caso alguma alteração relevante apareça é sempre bom consultar um médico para saber se é preciso tomar outro tipo de medicamento.

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More