Parece, mas não é! Alimentos que são classificados com saudáveis, mas podem te enganar.
Cuidado para não ser enganado por esses alimentos que parecem saudáveis, mas, na verdade, podem não ser tanto assim. Conheça 4 exemplos.
Existe uma lista imensa de alimentos considerados saudáveis e a maioria deles está presente em muitas dietas para emagrecimento e vida saudável.
Mas nem sempre um alimento considerado saudável que pode ser consumido sem limites. Assim como muitas outras coisas, o excesso de alimentos, mesmo que saudáveis, pode trazer prejuízos para sua dieta e até mesmo para sua saúde.
As quantidades de cada alimento devem respeitar as individualidades do metabolismo de cada pessoa, quando correr déficits, ou exageros, podem ocorrer disfunções e até malefícios para o organismo.
Isso é comum entre as pessoas que querem perder peso, por exemplo. Apesar de consumirem apenas alimentos indicados em sua dieta, não respeitam a quantidade e podem estar abusando das calorias que deveriam consumir.
Saladas
Vamos começar com a queridinha de todas as dietas. A salada. Ela com certeza é um alimento muito saudável. Porém não adianta ela ser toda colorida e completa, predominantemente verde, se for acompanhada de molhos gordurosos.
Molhos à base de queijos, feitos com creme de leite ou adocicados não são um acompanhamento saudável para sua salada.
Segundo a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, nessas situações o idela é escolher carboidratos do que as saladas cheias de gordura.
Frutas
Sendo mais doces, podem conter mais calorias. Em dietas restritivas, frutas como banana, coco, abacate e caqui podem sanar a vontade de doces, porém são grandes vilãs de quem busca a perda de peso.
Apesar de saudáveis e ricas em nutrientes e vitaminas, elas possuem alto índice glicêmico. AS melhores escolhas são frutas, como kiwi, maçã, morango ou peras.
Sopas
Muito procuradas em dias mais frios, as sopas à base de batata, batata doce, cenoura ou mandioquinha, costumam ser bastante calóricas. Para engrossar o caldo da sopa, você pode utilizar couve-flor batida no liquidificador.
Barrinhas de cereais
Quem não tem tempo de fazer um lanchinho, sempre recorre às barrinhas de cereais. Mas elas costumam ser calóricas. A melhor opção são as barrinhas feitas com proteínas, mas mesmo assim é importante verificar toda a sua composição no rótulo antes de consumir.