Os riscos da maquiagem vencida

Conheça os prazos de validade de alguns dos produtos mais populares e conheça os riscos e como tratar a pele caso seja necessário.

O hábito de usar maquiagem vencida pode apresentar riscos para a saúde e causar problemas como irritações, alergias e infecções. Com o tempo, os conservantes dos produtos perdem a eficácia, permitindo o crescimento de fungos e bactérias.

A região dos olhos, por exemplo, é especialmente vulnerável, podendo ocorrer conjuntivite e outras complicações. Além disso, a pele também pode ser afetada, resultando em poros obstruídos, acne, foliculite e descamação.

É importante evitar o uso de cosméticos vencidos para preservar a saúde e a integridade da pele.

Produtos e suas validades

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é o órgão responsável por estabelecer os prazos de validade para diferentes tipos de maquiagem. A seguir mostraremos alguns deles:

O batom tem a maior validade, 4 anos. A sombra compacta tem validade de até 3 anos. Os corretivos e bases oleosas têm validade de 18 meses. Pó, blush e iluminador duram de 18 a 24 meses.

As bases aquosas têm validade de um ano, enquanto o delineador e o gloss têm validade de 6 a 12 meses e a máscara de cílios, 6 meses.

Lembre-se de seguir essas orientações para garantir a eficácia dos produtos e evitar riscos à saúde. E não se esqueça de sempre olhar as indicações de uso e datas que contam nas embalagens.

Como tratar irritações ocasionadas pelo uso de produtos de maquiagem vencidos?

É sempre importante ficar atenta a possíveis reações indesejadas ao usar maquiagem, mesmo que esteja dentro da validade.

Caso ocorram sinais como vermelhidão, ardor, coceira ou outros sintomas incomuns na pele ou nos olhos, é recomendável remover imediatamente o produto e higienizar a região afetada.

Não é aconselhável aplicar pomadas ou produtos dermatológicos por conta própria. O protocolo indicado é lavar bem o rosto, aplicar compressas de soro gelado para aliviar o desconforto e, se os sintomas persistirem, procurar assistência médica de um dermatologista o mais rápido possível.

você pode gostar também
Deixe um comentário