O que você precisa saber sobre o couro cabeludo
De nada vai adiantar você cuidar das madeixas se não cuidar do couro cabeludo! É como molhar as folhas de uma planta e não regar sua raiz...
O seu couro cabeludo está saudável? Ele é um dos principais segredos para que o cabelo esteja saudável e bonito.
Se o seu couro cabeludo não está saudável, o mesmo acontecerá com os seus cabelos. É importante cuidar do couro cabeludo, se o seu couro cabeludo está inflamado, descamando ou sujo, você pode ter problemas sérios.
Os comprimentos de fios de cabelo em nossa cabeça são considerados matéria morta, ou seja, uma haste flexível constituída em sua maior parte por queratina (por isso não dói quando o cortamos), mas a sua raiz e o bolbo (folículo piloso) onde ele cresce e se alimenta estão bem vivos.
É através do couro cabeludo que os cabelos recebem grande parte dos nutrientes que necessitam, por isso fazemos a comparação com uma planta, que precisa estar bem cuidada para crescer, mantendo a terra limpa e regada, o mesmo acontece com os fios de cabelo, sem contar que a raiz precisa estar intacta para que o cabelo cresça saudável.
A raiz do cabelo é constituída por uma pequena membrana chamada epiderme (não confundir com a pele), que é uma camada protetora.
Nesta camada não existem glândulas sudoríparas, mas existem glândulas sebáceas que produzem o sebo, uma substância oleosa que tem a função de hidratar e proteger o couro cabeludo.
O sebo é diretamente responsável pela hidratação dos fios, pois produz um tipo de óleo natural. Essa oleosidade é bem importante pois mantém o couro cabeludo saudável, previne a queda de cabelo e ainda é responsável por dar brilho e maciez aos cabelos.
Porém, muitas pessoas enfrentam alguns problemas no couro cabeludo e um dos mais comuns é a dermatite seborreica, também conhecida popularmente como caspa, é uma doença crônica da pele autoimune, ou seja, o sistema imunológico do paciente reage de forma exagerada às células da pele, causando a inflamação.
Os sintomas são a coceira e a descamação do couro cabeludo, o que pode causar dor, vermelhidão, eczema, crostas e até feridas. O tratamento geralmente é feito com remédios e shampoos, mas também é importante a mudança nos hábitos alimentares. Uma dieta rica em vitamina B e ácidos graxos ajudam a combater a doença.
É muito importante consultar um dermatologista ou tricologista quando perceber alguma alteração no couro cabeludo para que seja feito um diagnóstico e indicação do melhor tratamento. Além da dermatite seborreica, ainda afetam a saúde dos cabelos, como por exemplo algumas alopecias (quedas de cabelo), psoriase, dermatite atópica entre outras.
Quais cuidados são essenciais com o couro cabeludo?
Escovar os cabelos: Escovar todos os dias ajuda a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo.
Lavar os cabelos com frequência: Lavar o cabelo com água morna e usar um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo vai ajudar a manter o couro cabeludo saudável.
Fazer massagens no couro cabeludo: As massagens no couro cabeludo ajudam a estimular a circulação sanguínea e a produção de sebo.
Uso de produtos químicos: O uso de produtos químicos como tinturas, alisamentos e descolorações deve ser evitado ou feito com muito cuidado para não danificar o couro cabeludo.
Uso de chapéus e bonés: O uso de chapéus e bonés em excesso pode não ser muito bom, pois abafa o couro cabeludo.