O número mágico de dias para ir à academia, segundo a ciência

Descubra o que revela a ciência sobre a frequência ideal na academia e fique surpreso com a recomendação adequada para a sua saúde.

Você já deve saber que, para ter uma vida saudável, é preciso manter alguns pilares como uma alimentação saudável, boas noites de novo, hidratação adequada e uma rotina longe do sedentarismo com atividade física frequente. Mas, afinal, qual a frequência ideal da atividade física para a saúde?

Por incrível que pareça, a ciência revela que você precisa ir à academia menos do que muitas pessoas imaginam para que esta seja considerada uma atividade benéfica para o organismo, trazendo mais saúde física e mental para quem a pratica.

Vale destacar que praticar exercício regularmente é recomendado também para proporcionar uma sensação de bem-estar, afinal, traz mais confiança, o que reflete em todas as áreas da nossa vida.

No entanto, nem sempre é fácil estabelecer uma rotina de idas frequentes à academia com a correria do dia a dia. E é aí que entra o questionamento sobre qual a frequência ideal de treinos.

É sabido que a resposta a essa pergunta pode variar de pessoa para pessoa, levando em consideração diversos fatores, entre eles o condicionamento físico, o objetivo de cada um, a idade e até condições médicas preexistentes.

Outro detalhe importante a se considerar é qual a melhor forma de organizar os dias que você irá comparecer à academia. Grande parte das pessoas prefere realizar os treinos em dias intercalados, mas será que ir de forma subsequente pode ser melhor, como, por exemplo, na segunda, na terça e na quarta-feira?

Para responder a essa questão, uma pesquisa realizada pela JAMA Internal Medicine trouxe evidências que podem ajudar. Por esse estudo, quem vai à academia apenas duas ou mais vezes por semana é mais interessante fazer os treinos de forma consecutiva.

E a principal razão para isso é que essa abordagem pode contribuir significativamente no combate às doenças cardíacas. Ou seja, realizar atividades de segunda a quarta-feira, por exemplo, pode contribuir para ter um coração mais saudável.

Esse estudo foi realizado com uma impressionante amostra de 89 mil pessoas, o que é muito positivo para a prescrição de treinos a fim de evitar problemas cardíacos e melhorar problemas cardiovasculares.

De qualquer forma, se você deseja um programa personalizado, é sempre indicado procurar a orientação de um profissional especializado, formado em educação física, para prescrever um treino adequado e recomendar a quantidade de vezes que você deve frequentar a academia. Além disso, ele irá te orientar de forma segura e eficaz.

você pode gostar também
Deixe um comentário