A queda de cabelo tem sido um pesadelo para homens e mulheres há muito tempo. A busca por dermatologistas atrás de tratamentos e produtos que ajudem a evitar o diminuir a queda é muito grande.
Após a pandemia de Covid-19, essa busca se intensificou já que uma das características da doença é causar a perda de cabelos.
Entenda a queda capilar nos últimos anos
Conversamos com a dermatologista Alessandra Anzai sobre os mitos e verdades sobre a queda capilar e tirar aqui suas dúvidas sobre o assunto.
A primeira verdade está na informação sobre a perda de cabelo causada pela Covid-19. Mas nem todos. Estudos apontam que esse efeito ocorre em aproximadamente metade dos infectados, devido a atuação da citosina durante a infecção, o que leva à queda dos cabelos alguns meses depois.
Algumas pessoas se preocupam se o xampu e o condicionador que utilizam é o responsável pela queda de cabelos que vêm sofrendo. Mas isso é um mito.
Segundo Alessandra, produtos simples não entram no cabelo. A queda pode ocorrer por irritação no couro causada por produtos químicos mais pesados.
Já uma verdade é a que algumas escovas progressivas podem causar a queda de cabelos. Produtos que utilizam formol para sua ativação, segundo a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), causam não só irritação e alergias, mas queimação e perda dos cabelos.
Mais um mito muito difundido é a de que a perda de cabelos pode ser diagnosticada por exame de sangue.
O exame de sangue, quando solicitado por um dermatologista, é apenas complementar. As avaliações são físicas em busca das causas para a queda como alopecias e irritações.
Muita gente também acredita que todo caso de queda de cabelo é hereditário, mas isso também é um mito.
Apesar de o fator genético ter certa influência, a perda de cabelo em geral se dá devido a influência de fatores como alimentação, saúde e tratamentos medicamentosos a que a pessoa foi submetida.
E ainda há a afirmação de que a perda de 100 a 150 fios por dia é normal. Apesar de pessoas com grande volume terem a perda dessa quantidade de forma normal, vale sempre a individualidade, então essa informação também é um mito.
Alessandra recomenda que se observe o padrão de queda para perceber se houve aumento no volume perdido.
Em todos os casos, a melhor forma de tratar ou até mesmo prevenir a queda de cabelos é buscando um dermatologista.