Mito ou verdade: Afinal, o estresse causa cabelos brancos?
Seria o estresse o maior responsável pelo embranquecimento dos fios? Descubra logo abaixo.
Você certamente já ouviu que o estresse deixa os cabelos brancos, certo? Pois esta é uma das muitas teorias que envolvem o embranquecimento dos fios precocemente. Não é incomum conhecer pessoas jovens com fios grisalhos no cabelo, sendo o estresse apontado como o principal vilão.
Mas será que é verdade ou mito que o estresse deixa o cabelo branco antes do tempo? Confira.
Origem da teoria de que o estresse deixa o cabelo branco
De acordo com um artigo publicado pelo grupo de saúde Lusíadas, a origem da teoria de que o estresse é capaz de influenciar no surgimento dos fios brancos está relacionada a experimentos prévios realizados em roedores.
Uma delas é de que o estresse leva à produção de radicais livres que interferem na entrega de melanina (pigmento que dá cor) aos queratinócitos.
Pesquisadores de Harvard encontraram resultados similares em seus estudos. O estresse ativa a resposta de “luta ou fuga” do corpo humano, resultando na liberação de noradrenalina, que ativa as células-tronco regeneradoras de pigmento de forma constante, levando ao esgotamento e à perda da capacidade de produzir melanina, logo, na produção de fios brancos de forma prematura e permanente.
Influência de fatores genéticos e estilo de vida
Embora reduzir o estresse seja uma ótima estratégia para evitar o aparecimento precoce dos fios brancos, outros fatores também podem levar ao surgimento deles.
Pesquisadores da Universidade College London descobriram que as pessoas que possuem o gene IRF4 ficam grisalhas mais cedo do que as pessoas sem o gene. Estima-se que 30% do envelhecimento capilar se deve à genética.
Os outros 70% é responsabilidade de uma variedade de fatores externos, como o estresse, desidratação capilar devido a falta de nutrientes, exposição excessiva ao sol, doenças crônicas (câncer, diabetes, hipertensão), hábitos de vida desregulados (horas de sono, alimentação e sedentarismo).
É possível voltar à cor original?
Apesar de ser um dado recente, pesquisas apontam que é possível fazer com que o cabelo retorne à cor original quando o motivo do estresse é eliminado.
Pesquisadores da Universidade de Columbia dos EUA descobriram que, em pessoas jovens, quando o estresse desaparecia, o fio recuperava a cor. No entanto, o mesmo resultado não pôde ser notado em pessoas que já possuíam esses fios brancos por muito tempo.