Manutenção de portas de madeira: trazendo de volta o brilho perdido

De forma simples e caseira você consegue um novo resultado para as suas portas de madeira.

Muitos fatores externos podem influenciar a durabilidade e a aparência dos materiais em uma residência. Por exemplo, as portas e janelas de madeira, com o passar do tempo, podem adquirir um aspecto envelhecido, que pode não ser o desejado pelos moradores.

Com isso em mente, trazemos uma dica sobre como revitalizar as portas de madeira de sua casa. Veja mais a seguir!

Renovando itens de madeira

Algumas casas possuem portas e janelas de madeira que, com o tempo, acabam acumulando poeira e diversas outras sujeiras, ficando assim com um aspecto de descuido.

Manter esses itens limpos e com aspecto de novos pode não ser uma tarefa tão simples, mas existem algumas dicas que podem ajudar nessa questão.

Imagem: Canva

1. Remoção das sujeiras

Antes de iniciar o processo, você precisa remover todos os elementos, como poeira e teia de aranha, com o auxílio de um espanador ou vassoura.

O passo seguinte sofrerá alguns ajustes, dependendo do material utilizado na porta.

2. Madeiras naturais

Com a porta limpa, utilize uma mistura de amônia com água e passe com um pano de microfibra no sentido natural das fibras da madeira. O ideal é que esse pano esteja úmido ou semiúmido para não danificar a porta. Por fim, utilize um produto para polimento apropriado para madeira natural.

3. Portas envernizadas

Assim como no modelo anterior, após a remoção das sujeiras, passe a mistura de vinagre (25ml) e água (75ml) com um pano úmido, seguindo o sentido das fibras. Para o acabamento, você pode utilizar azeite culinário ou um produto apropriado para esse serviço.

Vale destacar que, em casos de excesso de sujeira, você pode utilizar a mistura de bicarbonato de sódio com sabonete líquido e algumas gotas de suco de limão.

Manter uma limpeza regular é o mais indicado, uma vez que as portas ou janelas são os primeiros itens a serem vistos na sua casa.

você pode gostar também
Deixe um comentário